PORTEFÓLIO

CICLOS TEMÁTICOS

 

Quatro artigos por ciclo, com publicação semanal e organizados em portefólios; são publicados aos Domingos.

Espiritualidade do Estudo #5

Janeiro é época de exames, por isso, neste primeiro ciclo de 2021, queremos dar uma ajuda. Nos quatro artigos seguintes vamos partilhar sobre a espiritualidade do estudo, ou por outras palavras, como é que se pode estudar à cristão. Esperemos que ajude!

Páginas de Serviço

Páginas de Serviço

O objetivo último do estudo é sempre fazer com que a pessoa saia da vida académica mais rica. E isto não significa que se torne melhor do que as outras, mas que se reconheça mais como ela própria.

O Cavaleiro Estudantil e a demanda pela Verdade

O Cavaleiro Estudantil e a demanda pela Verdade

Será cansativo? Sim. Mas, bem vistas as coisas, ninguém é ungido cavaleiro para poder descansar. E o Cavaleiro Estudantil não é excepção: unido aos seus irmãos, não repousará até que tenha conquistado todo o mundo para Sua Divina Majestade.

ÚLTIMAS PONTOSJ

Esperança em Arte #4

A esperança é um dos temas principais do Advento. O tempo litúrgico de Natal mostra esta esperança a ser concretizada na vida da humanidade e de cada um. 

Neste ciclo queremos mostrar como a Esperança é uma musa inspiradora e como a arte pode ser acolhida no coração como alento espiritual à nossa esperança. 

Filosofar o Mundo #3

A Filosofia é um olhar para o mundo tentando percebê-lo. Desde os inícios da Filosofia e até aos dias de hoje, os pensadores e escolas filosóficas procuram respostas às perguntas “o que é o mundo?”, “como medir o universo?”, “o que é existir?”, “Deus está no mundo ou fora dele?” e a outras de igual calibre.

Neste ciclo, seleccionamos 4 posições filosóficas que vão ao encontro das perguntas pelo mundo, pelo cosmos.

Wille Zur Macht

Wille Zur Macht

Nietzsche nunca se dedicou inteiramente a esclarecer o que entendia por mundo, não chegou a escrever um texto sobre a sua visão acerca deste, nunca lhe dedicou uma tese… mas poderia ser Vontade de Potência – Wille Zur Macht

É tudo uma questão de método

É tudo uma questão de método

Enquanto que para os filósofos da Antiguidade o mundo era metaforicamente como um animal, na Modernidade é visto como um relógio. Para perceber este mecanismo, devemos olhar para a própria forma como olhamos.

O mundo existe. Graças a Deus.

O mundo existe. Graças a Deus.

O mundo existe, mas podia não existir. Então, porque é que existe? E quem lhe dá existência? Estas são as grandes questões que inquietam a Filosofia Medieval e que marcaram indelevelmente a Filosofia.

Ver-se grego!

Ver-se grego!

Que coisa é o mundo que nos espanta e uma ética que nos liberta em tempos fechados. Heranças gregas que dão forma ao modo como vivemos e nos vemos.

O que é a Felicidade? #2

Uma das missões da Filosofia é a procura pela resposta às questões sobre o sentido da realidade. As grandes perguntas do ser humano são tocadas, em todos os âmbitos da reflexão filosófica. Portanto, a reflexão do sentido da existência levou, ao longo da história, à abordagem da questão do sentido do ser humano, enquanto projeto de realização plena.

Este segundo ciclo temático toca a questão da Felicidade, enquanto tema de reflexão filosófica, que foi tido por muitos como a direção própria da existência humana.

A Felicidade para Aristóteles

A Felicidade para Aristóteles

Que toda a gente quer ser feliz e procura a felicidade é mais ou menos intuitivo. O problema será dizer o que é a felicidade. Para Aristóteles, a felicidade é uma vida virtuosa na qual o homem realiza o seu potencial.

Preferências Apostólicas Universais #1

Em 2019, o P. Arturo Sosa, prepósito-geral da Companhia de Jesus, apresentou as quatro Preferências Apostólicas Universais (PAU) da Companhia de Jesus. Estas Preferências são as diretrizes que guiarão o esforço apostólico da Companhia de Jesus na sua missão, entre 2019 e 2029. Neste primeiro ciclo temático do Companhia dos Filósofos, são apresentadas cada uma destas PAU, dando a conhecer aquilo pelo qual os esforços da Companhia se baterão nos próximos tempos, inclusive naquilo que é o apostolado dos estudos dos jovens jesuítas em formação.