Comissão do Apostolado Social

A Comissão do Apostolado Social (CAS) é um grupo que agrega as organizações ligadas aos jesuítas que desenvolvem um trabalho de intervenção social (com migrantes, refugiados, crianças, jovens e idosos, sem abrigo, reclusos, ou pessoas com carências sociais e económicas), assim como um trabalho de educação para o desenvolvimento, de cuidado da Casa Comum e de reflexão sobre problemas sociais.

Em conjunto, as organizações da CAS refletem sobre o ambiente social em que intervém, procuram caminhos para novas problemáticas que vão surgindo e colaboram na construção de uma forma de proceder inaciana, inspirada nos ensinamentos de Santo Inácio. Abrangem um universo de mais de 60 mil pessoas, entre jesuítas, colaboradores, beneficiários e voluntários.

A CAS, como é vulgarmente conhecida, nasceu em 1994, integrando, nessa altura sete padres jesuítas que representavam as respostas sociais de então. Ao longo dos anos, essas respostas foram crescendo, levando a um aumento do número de organizações envolvidas, ao mesmo tempo que foram sendo envolvidos cada vez mais leigos nas equipas diretivas das mesmas.

Atualmente, a CAS é composta por 11 organizações da Companhia de Jesus, e mais 12 obras de inspiração inaciana.

A CAS é atualmente coordenada pelo P. Fernando Ribeiro, sj