O que celebramos neste Ano Inaciano 2021 / 2022

“Ver novas todas as coisas em Cristo”

Convite do Padre Geral

Entre o dia 20 de maio de 2021 e o dia 31 de julho de 2022, o P. Arturo Sosa – Superior Geral da Companhia de Jesus – convida-nos a deixarmo-nos inspirar pela conversão de Inácio para permitir que se atualize a nossa.

Experiência de conversão de Inácio de Loyola

Há 500 anos, santo Inácio de Loyola foi ferido na perna por uma bala de canhão. Este acontecimento levou-o a um caminho de profunda conversão. De coração renovado, este peregrino passou a ver novas todas as coisas em Cristo.

Preferências Apostólicas Universais

A fim de vermos novas todas as coisas, o ano inaciano é também um marco significativo para nos apropriarmos, a nível afetivo e efetivo, das Preferências Apostólicas Universais.

Convite do Padre Geral

Neste vídeo, o Padre Geral da Companhia de Jesus, Arturo Sosa, sj, orienta-nos para a experiência e oportunidade que o Ano Inaciano nos pretende oferecer.

Experiência de conversão de Inácio de Loyola

O ano Inaciano comemora uma transformação pessoal que mudou para sempre a história da Igreja. Um acontecimento que, como é habitual na manifestação de Deus na vida, ocorre no milagre do quotidiano, sem recorrer a artifícios. Recordemos os principais marcos de uma história que continua hoje a inspirar pessoas de diversas origens e culturas em todo o mundo.

Preferências Apostólicas Universais

“Com as Preferências Apostólicas Universais nos propomos a concentrar e concretizar as energias vitais e apostólicas durante os próximos dez anos, de 2019 a 2029. Recebemo-las como missão da Igreja através do Santo Padre Francisco, que as aprovou, confirmando o discernimento em comum realizado pelo corpo apostólico. As Preferências pretendem desencadear um processo de reanimação vital e criatividade apostólica que nos faça melhores servidores da reconciliação e da justiça. Será um processo que iremos construindo e examinando segundo as pessoas, tempos e lugares, à luz das orientações da Igreja e sob a guia do Espírito”.

Da Carta do Padre Arturo Sosa (2029/06), sobre as “Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, 2019-2029”

NOTÍCIAS

Ao longo do ano poderá acompanhar todas as notícias relacionadas com a comemoração do Ano Inaciano

Jardim de Santo Inácio

Jardim de Santo Inácio

O Colégio das Caldinhas ganhou um novo espaço de descanso e de encontro. O jardim de S. Inácio foi inaugurado no passado dia 21 de Maio com a presença de muitos educadores e dos representantes de cada turma.

Oração de abertura do Ano Inaciano

Oração de abertura do Ano Inaciano

A comunidade inaciana internacional reuniu-se em oração no passado dia 23 de maio: com o P. Arturo Sosa, SJ, Superior Geral da Companhia de Jesus, e com o Papa Francisco.

Missa de abertura do Ano Inaciano

Missa de abertura do Ano Inaciano

No dia 20 de Maio de 2021, 500 anos após a bala de canhão ter atirado Inácio para uma longa convalescença, às 19h reuniram-se as várias comunidades inacianas do nosso país (desde Braga a Portimão) para a abertura do Ano Inaciano.

Livro retrata a aventura de ser criança num colégio jesuíta

Livro retrata a aventura de ser criança num colégio jesuíta

Obra reúne um conjunto de contos sobre a história inicial de Inácio, e como se pode viver hoje, já a partir da sua idade, “ao modo inaciano”, que foram criados pelas crianças e professoras do 1º CEB do Instituto Nun’Alvres.

EVENTOS