O que celebramos neste Ano Inaciano 2021 / 2022

“Ver novas todas as coisas em Cristo”

Convite do Padre Geral

Entre o dia 20 de maio de 2021 e o dia 31 de julho de 2022, o P. Arturo Sosa – Superior Geral da Companhia de Jesus – convida-nos a deixarmo-nos inspirar pela conversão de Inácio para permitir que se atualize a nossa.

Experiência de conversão de Inácio de Loyola

Há 500 anos, santo Inácio de Loyola foi ferido na perna por uma bala de canhão. Este acontecimento levou-o a um caminho de profunda conversão. De coração renovado, este peregrino passou a ver novas todas as coisas em Cristo.

Preferências Apostólicas Universais

A fim de vermos novas todas as coisas, o ano inaciano é também um marco significativo para nos apropriarmos, a nível afetivo e efetivo, das Preferências Apostólicas Universais.

Conversa sobre

Indulgência plenária

16 set às 19h

O que é uma indulgência? Esta prática ainda faz sentido? Uma conversa em Direto da Brotéria que nos ajuda a esclarecer estas e outras questões. 

Experiência de conversão de Inácio de Loyola

O ano Inaciano comemora uma transformação pessoal que mudou para sempre a história da Igreja. Um acontecimento que, como é habitual na manifestação de Deus na vida, ocorre no milagre do quotidiano, sem recorrer a artifícios. Recordemos os principais marcos de uma história que continua hoje a inspirar pessoas de diversas origens e culturas em todo o mundo.

Preferências Apostólicas Universais

“Com as Preferências Apostólicas Universais nos propomos a concentrar e concretizar as energias vitais e apostólicas durante os próximos dez anos, de 2019 a 2029. Recebemo-las como missão da Igreja através do Santo Padre Francisco, que as aprovou, confirmando o discernimento em comum realizado pelo corpo apostólico. As Preferências pretendem desencadear um processo de reanimação vital e criatividade apostólica que nos faça melhores servidores da reconciliação e da justiça. Será um processo que iremos construindo e examinando segundo as pessoas, tempos e lugares, à luz das orientações da Igreja e sob a guia do Espírito”.

Da Carta do Padre Arturo Sosa (2029/06), sobre as “Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, 2019-2029”

NOTÍCIAS

Ao longo do ano poderá acompanhar todas as notícias relacionadas com a comemoração do Ano Inaciano

Papa concede indulgência plenária no Ano Inaciano

Papa concede indulgência plenária no Ano Inaciano

A possibilidade de receber esta graça especial foi solicitada pelo Superior Geral dos Jesuítas, P. Arturo Sosa, ao Papa Francisco, que entendeu concedê-la aos fiéis por ser um meio de ajudá-los a progredir na sua conversão espiritual.

Pagelas do Ano Inaciano

Pagelas do Ano Inaciano

Foram criadas várias pagelas especiais para rezar durante este Ano Inaciano. Podem ser encomendadas por quem o desejar no site da livraria online da Editorial A.O. a partir do dia 16 de setembro.

Oração do Ano Inaciano

Oração do Ano Inaciano

Uma oração especial para este ano jubilar em que a Companhia de Jesus em todo o mundo comemora os 500 anos da conversão de Inácio de Loyola, suscitada pelo ferimento na Batalha de Pamplona.

EVENTOS