O que celebramos neste Ano Inaciano 2021 / 2022

“Ver novas todas as coisas em Cristo”

Convite do Padre Geral

Entre o dia 20 de maio de 2021 e o dia 31 de julho de 2022, o P. Arturo Sosa – Superior Geral da Companhia de Jesus – convida-nos a deixarmo-nos inspirar pela conversão de Inácio para permitir que se atualize a nossa.

Experiência de conversão de Inácio de Loyola

Há 500 anos, santo Inácio de Loyola foi ferido na perna por uma bala de canhão. Este acontecimento levou-o a um caminho de profunda conversão. De coração renovado, este peregrino passou a ver novas todas as coisas em Cristo.

Preferências Apostólicas Universais

A fim de vermos novas todas as coisas, o ano inaciano é também um marco significativo para nos apropriarmos, a nível afetivo e efetivo, das Preferências Apostólicas Universais.

Conversa sobre

Indulgência plenária

16 set às 19h

O que é uma indulgência? Esta prática ainda faz sentido? Uma conversa em Direto da Brotéria que nos ajuda a esclarecer estas e outras questões. 

Experiência de conversão de Inácio de Loyola

O ano Inaciano comemora uma transformação pessoal que mudou para sempre a história da Igreja. Um acontecimento que, como é habitual na manifestação de Deus na vida, ocorre no milagre do quotidiano, sem recorrer a artifícios. Recordemos os principais marcos de uma história que continua hoje a inspirar pessoas de diversas origens e culturas em todo o mundo.

Preferências Apostólicas Universais

“Com as Preferências Apostólicas Universais nos propomos a concentrar e concretizar as energias vitais e apostólicas durante os próximos dez anos, de 2019 a 2029. Recebemo-las como missão da Igreja através do Santo Padre Francisco, que as aprovou, confirmando o discernimento em comum realizado pelo corpo apostólico. As Preferências pretendem desencadear um processo de reanimação vital e criatividade apostólica que nos faça melhores servidores da reconciliação e da justiça. Será um processo que iremos construindo e examinando segundo as pessoas, tempos e lugares, à luz das orientações da Igreja e sob a guia do Espírito”.

Da Carta do Padre Arturo Sosa (2029/06), sobre as “Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, 2019-2029”

NOTÍCIAS

Ao longo do ano poderá acompanhar todas as notícias relacionadas com a comemoração do Ano Inaciano

Papa concede indulgência plenária no Ano Inaciano

Papa concede indulgência plenária no Ano Inaciano

Para compreender as possibilidades pastorais suscitadas por esta iniciativa da Santa Sé, decorrerá na Brotéria, dia 16, uma conversa entre o P. José Frazão Correia e o P. António Júlio Trigueiros.

Pagelas do Ano Inaciano

Pagelas do Ano Inaciano

Foram criadas várias pagelas especiais para rezar durante este Ano Inaciano. Podem ser encomendadas por quem o desejar no site da livraria online da Editorial A.O. a partir do dia 16 de setembro.

Oração do Ano Inaciano

Oração do Ano Inaciano

Uma oração especial para este ano jubilar em que a Companhia de Jesus em todo o mundo comemora os 500 anos da conversão de Inácio de Loyola, suscitada pelo ferimento na Batalha de Pamplona.

Nova edição da SEEI entre 3 e 5 de dezembro

Nova edição da SEEI entre 3 e 5 de dezembro

Sessão de Estudos e Espiritualidade Inaciana (SEEI) regressa neste Ano Inaciano, com o tema “Ver novas todas as coisas em Cristo”. Encontro está marcado para dezembro, em Fátima.

EVENTOS