Últimas

Ponto(s) de luz(es)  

Ao reforçar a firmeza na condenação dos abusos sexuais, impondo o afastamento dos prevaricadores e a colaboração com a justiça civil, o papa Francisco sela uma doutrina de transparência que pode contagiar outras dimensões da vida eclesial.

Onde param os jovens?

A família e a escola têm de trabalhar lado a lado na educação e na formação cívica. A responsabilidade tem de ser partilhada. Mas não é isso que acontece. Senão veja-se que legitimidade tem um Estado para criticar o insucesso escolar se permite que os seus alunos fiquem sem professores durante meses?

 A defesa da nossa casa

O Planeta, e em particular o seu pulmão, não é uma fonte inesgotável e a casa que nos foi entregue deve ser cuidada. As mulheres, em particular as refugiadas que carregam os filhos em busca da esperança, devem encontrar na Igreja a sua casa.

Miguel, arcanjo triste

Esta é a carta de Joana Garcia Fonseca, psicóloga, a Miguel, uma criança de 11 anos maltratada e abusada pela família: ‘Hoje é dia 22 de dezembro… o menino Jesus está quase a nascer. Imagino-te perguntando-LHE sobre os teus direitos.