3 a 5 Dezembro 2021

Centro Pastoral Paulo VI, Fátima

Apresentação SEEI 2021

Os caminhos da vida levam-nos a atravessar lugares e situações inesperados. A incerteza que marca os nossos dias pede um “principio e fundamento” onde possamos colocar a nossa confiança e pacificar o nosso olhar. Assim poderemos continuar a nossa peregrinação sobre esta terra.

Também Inácio de Loiola – faz agora 500 anos – foi atravessado por uma bala de canhão que o obrigou a um confinamento quase fatal. O processo de convalescença trouxe-lhe uma progressiva abertura de olhar, primeiro na sua casa de Loiola e depois retirado numa gruta em Manresa. Passando por montes e vales – por dias luminosos e tenebrosos – foi- lhe dada a graça de chegar a “ver novas todas as coisas em Cristo”.

Ao partilhar connosco o seu caminho interior – sobretudo nos Exercícios Espirituais – Inácio de Loiola deu origem à espiritualidade inaciana. Ao longo dos tempos, até aos nossos dias, são muitos os que têm encontrado inspiração, alento e luz neste caminho para chegar até Deus, crescendo na alegria de “em tudo amar e servir”.

Para continuar e actualizar esta história, convido a participar na 13ª Sessão de Estudos de Espiritualidade Inaciana (SEEI), que decorrerá em Fátima, de 3 a 5 de Dezembro de 2021. Esses dias darão – a cada participante e à “família inaciana” – uma excelente oportunidade para, em Cristo, encontrar um novo olhar sobre todas as coisas.

Miguel Gonçalves Ferreira sj

Convite a participar!

Perguntas
Frequentes

O que é a SEEI?

É um fim-semana onde, de uma forma interactiva, aprendemos ou aprofundamos o conhecimento do caminho espiritual inspirado por S. Inácio de Loiola, a “espiritualidade inaciana”.

Qual é o tema da SEEI?

O tema deste ano é “Ver novas todas as coisas em Cristo”. Assim estamos sintonizados com o “Ano Inaciano”, no qual comemoramos os 500 anos da conversão de S. Inácio (1521-2021).

Para quem é a SEEI?

A SEEI é uma proposta “dos 18 aos 81”, sem excluir outros! Como diz Jesus, “o vento sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito”. A SEEI é para todos os que querem “nascer do Espírito”, sentido-se perto ou longe d’Ele.

A SEEI é apenas para pessoas “ligadas aos jesuítas”?

Estes dias foram pensados de forma a serem interessantes e úteis para um público alargado. Para além disso, a “família Inaciana” é mais vasta do que a Companhia de Jesus, pois compreende outras realidades (congregações femininas, grupos de leigos…) que se inspiram nos Exercícios Espirituais de S. Inácio.

E se eu só puder ir um dia à SEEI?

Embora estes dias tenham uma unidade e um itinerário próprio, está aberta a possibilidade de inscrição em apenas um deles.

Onde será a SEEI?

As sessões decorrerão no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. Para informar-se sobre alojamento e refeições consulte a ficha de inscrição.

E se eu tiver filhos pequenos e não tiver onde os deixar?

Dos 3 aos 12 estará disponível um serviço de acompanhamento, com diferentes propostas para as várias idades.

E a pandemia?

Respeitando cuidadosamente as normas sanitárias em vigor e confiados na proteção de Maria, estaremos em boas mãos!

Vem à SEEI… sei que vai ser bom!

SEEI 2021

4 anos depois, a SEEI voltou. De sexta a domingo, esta edição da Sessão de Estudos de Espiritualidade Inaciana vai ser o lugar de encontro para todos aqueles que desejam reencontrar-se em boa Companhia.
Encontramo-nos lá!

Contacte-nos