SERÁ QUE OS GAMBOZINOS EXISTEM?
O que leva rapazes e raparigas de diferentes contextos sociais, culturais e afetivos a estarem juntos todos os meses e a partilhar experiências, desafios e dificuldades, como amigos? O que leva um rapaz de Braga a afirmar que os Gambozinos são um dos grupos que mais o faz crescer na vida?
E, ainda, um jovem do centro de Lisboa a levar a mãe a jantar em casa de uma família no bairro de Peniche III? E o que leva uma pessoa a abdicar de fins de semana na praia ou de saídas à noite para estar com um grupo de pessoas diferentes de si? Aparentemente nada. Nos Gambozinos, tudo.
NEWSLETTER
Para seres o primeiro a receber as notícias mais recentes, as atividades e sugestões dos Gambozinos, subscreve a nossa newsletter
NOTÍCIAS
à mesa, no silêncio, na música – Fica connosco!
“E então, à mesa, no silêncio e na música, reconheci Jesus. E, a partir destes momentos de
encontro, não quero mais que ele se afaste.”
Gambozinos de Emaús
“Os Gambozinos mostram-me que a nossa relação com Deus se constrói e solidifica mais nos momentos de
dificuldade e que esses conduzem à mesma escolha audaz que os discípulos de Emaús fizeram de
dizer “Fica connosco”.”
Fica connosco!
“‘Fica connosco’ é a atitude daquele que, em comunidade,
reconhece uma presença para lá do visível. Uma presença que inflama o coração, muito
antes da perceção própria do acontecimento.”
AJUDAR OS GAMBOZINOS
Os Gambozinos são uma associação juvenil católica sem fins lucrativos, assente no voluntariado e ligada à Companhia de Jesus. Temos como missão fomentar a coesão social entre mais de 350 crianças de meios socioeconómicos e culturais diferentes, com enfoque nas regiões de Braga-Porto, Peniche-Lisboa e Pragal-Lisboa.
É do encontro entre realidades distintas que nasce a riqueza deste projecto: construir um mundo cada vez mais capaz de conviver e amar a diferença. Existem diversas formas de contribuir para realizar este sonho.
NA IMPRENSA
TVI – “Nunca perdi a fé. Foi a fé que me salvou. Afinal, o que é a fé?
A pergunta “o que é a fé” é das mais difíceis de responder. Por isso, Raquel Matos Cruz reuniu respostas de várias pessoas, na expetativa de que, desta forma talvez se consiga lançar alguma luz sobre o sentido da fé.
Observador – “Uma semana mágica que nos faz sair das nossas vidas”
Benedita e Tomás falam dos campos de férias dos Gambozinos que juntam miúdos de meios sociais diferentes e sublinham o valor dessas mesmas diferenças. Durante 10 dias apostam na simplicidade e alegria.
Nova SBE – Are we able to reduce inequalities by valuing our differences?
How can we improve social cohesion? How can we work on social differences? What impact does the distinct contexts where each of us was born, the family structures, the difference in education and opportunities have?
Reportagem sobre os Gambozinos, na RTP. Ajudam 80 crianças carecidas em Braga e promovem coesão social.