O princípio do escândalo não reside tanto na “bênção” casual de cada realidade, mas talvez mais na nossa incapacidade de dar voz, palavra e forma às pequenas ou grandes “porções de bem” que redimem e reanimam a vida de mulheres e homens
Este espaço pretende ser um ponto de encontro entre pessoas e famílias, entre problemas e caminhos a percorrer, entre questões e busca de respostas. Na prática, pretende ser uma ajuda para viver mais e melhor em família, através de textos de reflexão, de conferências, debates, propostas e de informação vária sobre o que vai acontecendo, no país e no mundo, que possa interessar às famílias do nosso tempo.
Famílias, no plural, e não Família, no singular, é o título desta secção do Ponto SJ. Não é por acaso.
Família diz do conceito abstrato; Famílias expressa a realidade concreta que todos vivemos, mesmo das famílias que vivem longe do ideal. Na linha do Papa Francisco gostávamos que todas as famílias sentissem este espaço também como seu.
Este é um espaço para famílias imperfeitas.
Em Quem Somos encontrará as caras e os nomes de uma equipa que tenta estar ao serviço das Famílias que por aqui passam. Em Family Friendly oferecemos uma série de propostas de lugares e de atividades de espiritualidade inaciana para namorados, noivos, casais e famílias. Em Agenda ficará a par das próximas atividades e eventos. Se abrir a secção Para Ir lendo, descobrirá artigos, livros e documentos que podem inspirar ou ajudar a refletir sobre a sua vida em família. Se clicar em Links Úteis, pode explorar o que se faz pelo país e pelo mundo, desde o Dicastério para os Leigos a Família e a Vida (Vaticano), às Dioceses de Portugal e a muitos outros Organismos e Movimentos.
Ativismo da fragilidade: ode à beleza
No filme “A vida é Bela”, um épico manual de família, há um diálogo que nos inspira nos desafios do dia a dia: “Porque que é que os judeus e os cães não podem entrar?
O Relógio da Família: casais mais leves, para um mundo melhor
O Relógio da Família foi para nós um momento para parar, descobrir e redefinir a essência de nós como o casal e a família que somos e que queremos ser.
O Advento é um tempo de especial intensidade espiritual em que a Igreja nos convida a parar, a estarmos vigilantes e a preparar-nos para celebrarmos o Natal de coração inteiro. Sabemos que Jesus Cristo nasceu, viveu, morreu e ressuscitou há dois mil anos. Mas todos necessitamos de rituais para que a rotina não nos absorva totalmente e nos tolha a vitalidade do presente. O ritual, se não for vazio, permite viver este mistério com profundidade, alertando para a realidade da presença de Jesus no quotidiano da nossa vida.
Depois de quarto vídeos em que alguns casais ou famílias partilharam connosco o modo como liam o Evangelho dos Domingos de Advento, a Família Pinto partilha connosco o modo como é desafiada pelo Evangelho que se lê na Eucaristia em que se celebra a Sagrada Família. Uma partilha simples de famílias para famílias.