Estatuto Editorial

 

“…estar mais pronto a salvar a proposição do próximo do que a condená-la.”

Santo Inácio de Loyola, Exercícios Espirituais, n.º 22

“A reconciliação é hoje o grito mais forte da humanidade.”

P. Arturo Sosa, sj – Geral da Companhia de Jesus

 

Ponto SJ é o portal dos Jesuítas em Portugal.

A adesão ao Evangelho, a pertença à tradição cristã e a visão inaciana são o ponto de partida e dão o mote para o olhar, generoso e crítico, que queremos ter sobre a realidade, a sua riqueza, complexidade e contrariedades.

Diante da erosão do espaço público, em que parece fácil erguer muros de proteção e cavar trincheiras identitárias e ideológicas, que também podem surgir dentro da Igreja, queremos proporcionar um espaço de encontro, num clima temperado. Desejamos favorecer o exigente exercício do diálogo, que tanto pede empatia e atenção na escuta, como honestidade e ousadia de palavra que sendo crítica, não seja imediatamente defensiva ou autojustificativa.

Diante de um mundo complexo e plural, reconhecemos que o nosso pensamento é incompleto e incapaz de captar de um modo definitivo tudo o que nos é dado viver. Tal como a clareza de ideias, o compromisso com a justiça e a defesa da vida e da dignidade de cada pessoa, interessa-nos o respeito pela diferença e a vontade de a compreender, indo ao encontro das fronteiras sociais e existenciais. Assumimos o desejo de ajudar a gerar uma visão consistente, lúcida e livre do mundo em que habitamos, que possa conduzir à disponibilidade para servir o bem comum. Deste modo, é nosso desejo servir a Igreja e a sociedade.

Cada secção do Ponto SJ – Educação, Cultura, Política, Fé e Justiça – incorpora distintas perspectivas, permitindo um melhor entendimento da diversidade e pluralidade que caracteriza o contexto em que vivemos, sentimos, pensamos, criamos. Valorizaremos de um modo especial espaços de opinião, análise e comentário, que proporcionem abertura, compreensão e discernimento da realidade.

Ponto SJ é também um espaço de notícias sobre as organizações ligadas aos Jesuítas em Portugal, pretendendo dar a conhecer a sua diversidade de propostas e eventos. Ao propor estas iniciativas, pretendemos implicar os leitores neste projeto, desafiando-os a encontrar caminhos de profundidade, compromisso e reconciliação.

Ponto SJ. Mais de que uma opinião.