Rede de Benfeitores

dos Jesuítas em Portugal

A missão que os Jesuítas desenvolvem em Portugal e no mundo é diversificada: anúncio da fé, promoção da justiça, educação, diálogo com a cultura.

Caso seja do seu interesse e desejo, teríamos muito gosto em contar com a sua ajuda para que o nosso ministério e serviço de evangelização possa chegar a mais pessoas. Deste modo, podermos continuar a servir com generosidade e gratuidade segundo o espírito do evangelho.

Fazendo-se benfeitor, colocamos à sua consideração a possibilidade de ser companhia na nossa Companhia e desse modo abraçar a Missão de Cristo que a Igreja confia a si e à Companhia. Quanto mais colaboração, mais capacidade de resposta no serviço que prestamos. Porque, “nem só de pão vive o homem, mas também de pão vive a missão”!

Quanto e quando devo contribuir?

Cada benfeitor é que decide quando e quanto contribuir ao longo do ano.

O que é ser Benfeitor?

É desejar fazer o bem e querer  que seja bem feito! Deste modo, cada benfeitor tem a possibilidade de melhor viver e acompanhar a missão através da oração, proximidade e contribuindo financeiramente quando e quanto entender ao longo do ano.

Como me torno Benfeitor?

Inscrevendo-se na Rede de Benfeitores dos Jesuítas em Portugal. Após recebermos a sua inscrição, ser-lhe-á enviada toda a informação útil  relativa ao modo como agir e proceder como benfeitor dos Jesuítas em Portugal e no mundo.

SABIA QUE…

  • A formação de um jesuíta dura, em média, 12 anos?
  • Nas várias etapas da formação (noviciado, filosofia, magistério, teologia, estudos especiais), os Jesuítas em Portugal tem, graças a Deus, 32 jovens jesuítas em formação?
  • Os estudos de teologia são habitualmente feitos no estrangeiro?
  • Um ano de estudos custa, em média, 13.000,00 Euros (custos académicos e despesas regulares).
  • Boa parte dos cerca de 150 jesuítas em Portugal são idosos?
  • Os jesuítas se disponibilizam normalmente para orientar atividades pastorais sem exigir qualquer contrapartida remuneratória?
  • Nem sempre é possível aos participantes das atividades pastorais suportarem os custos das mesmas, e, por essa razão há atividades que não chegam a realizar-se?

INSCRIÇÃO

Para se fazer membro comprometido da Rede de Benfeitores dos Jesuítas em Portugal, pode dar o primeiro passo, preenchendo o seguinte formulário.

Após recebermos a sua inscrição, enviaremos por correio a confirmação de que passou a ser membro da Rede de Benfeitores dos Jesuítas em Portugal.

5 + 9 =

DONATIVOS ONLINE

Se é seu desejo comprometer-se com os jesuítas em Portugal, abraçando a missão que nos une, colocamos à sua consideração a possibilidade de apoiar algumas áreas, a saber:

1. DESTINO
Sustento de uma comunidade Jesuíta

A maior parte dos membros que compõem as comunidades jesuítas são idosos. Muitos dos membros que estão no activo, não exigem quaisquer contrapartidas pelos seus serviços apostólicos e ministérios sacerdotais. Ou seja, é próprio do modo de proceder dos jesuítas, viverem de donativos ou contributos que livremente lhe sejam dadas.

Atividades de formação destinadas a Leigos

A Província Portuguesa da Companhia de Jesus dispõe de um conjunto de casas de formação cristã e de retiros onde são proporcionadas atividades humanas e religiosa a leigos que se querem comprometer mais e melhor em Igreja e a servir através da Igreja. Um dos objetivos é que ninguém deixe de participar nas atividades por motivos de natureza económica. No entanto, isto só é possível se pudermos contar com a generosidade de benfeitores que possam gerar dinamismos de solidariedade e partilha.

Atividades sociais e caritativas

Os jesuítas em Portugal dispõem de uma vasta rede de ação social e caritativa. Várias das suas obras estão voltadas para a vertente exclusivamente de ação caritativa. Muitas outras obras apostólicas, não tendo como objeto principal a ação social, esta não deixa de estar presente no dia a dia de cada obra. As verdadeiras necessidades ou necessitados, muitas das vezes, são as menos visíveis mas muito presentes naqueles que trabalham no terreno.

Atividades com Jovens

Um dos campos em que a ação pastoral dos jesuítas mais se caracteriza, é com jovens. Ao longo do ano e através de plataformas muito distintas (ex. Centros universitários que acolhem centenas de estudantes) os jesuítas formam jovens não só para a Igreja mas para a sociedade e para o mundo. Formação e integração são indissociáveis. A integração de jovens provenientes de origens muito diversas, é notada de um modo particular nos campos de férias de verão. Trata-se de um serviço com os jovens, para os jovens e muitas vezes a partir dos jovens, uma vez que com frequência, estes se tornam lideres e evangelizadores uns junto de outros.

Atividades espirituais (retiros e outras)

Os jesuítas em Portugal dispõem de duas Casas de Retiros principais. Nos últimos anos tem sido crescente a procura destas atividades, nomeadamente da parte de Leigos. A escola dos Exercícios Espirituais tem formado e transformado a vida de milhões de pessoas ao longo dos últimos 5 séculos. Um dos critérios a cuidar: que o contributo solicitado aos participantes seja acessível, para que ninguém deixe de participar nos Exercícios Espirituais ou outras atividades. Desafios associados: problemas de sustentabilidade das casas de Retiros.

Estudos de um Jesuíta

É reconhecida e muitas vezes apreciada a longa e solida formação que a Companhia de Jesus proporciona aos seus membros. As razões destas opções têm raízes desde o tempo de Santo Inácio de Loyola: através das várias ciência académicas e segundo o espírito dos Exercícios Espirituais, a Companhia proporciona aos jesuítas uma longa, sólida e compreensiva formação. Não obstante os 'custos' destas opções, a verdade é que o investimento na formação permite melhor capacitação no bem que se deseja fazer: bem mais universal, mais necessário e mais urgente!

2. PERIODICIDADE

Pontual

Mensal

Trimestral

Anual

Pontual

Mensal

Trimestral

Anual

Pontual

Mensal

Trimestral

Anual

Pontual

Mensal

Trimestral

Anual

Pontual

Mensal

Trimestral

Anual

Pontual

Mensal

Trimestral

Anual

Insira o valor (EUR)

Insira o valor (EUR)

Insira o valor (EUR)

Insira o valor (EUR)

Insira o valor (EUR)

Insira o valor (EUR)

Em nome daqueles a quem servimos, ficaremos muito agradecidos. Deus o recompensará, como só Ele o sabe fazer. Rezamos pelas suas intenções na Eucaristia diária das nossas comunidades.