Rede de Benfeitores
dos Jesuítas em Portugal
A missão que os Jesuítas desenvolvem em Portugal e no mundo é diversificada: anúncio da fé, promoção da justiça, educação, diálogo com a cultura.
Caso seja do seu interesse e desejo, teríamos muito gosto em contar com a sua ajuda para que o nosso ministério e serviço de evangelização possa chegar a mais pessoas. Deste modo, podermos continuar a servir com generosidade e gratuidade segundo o espírito do evangelho.
Fazendo-se benfeitor, colocamos à sua consideração a possibilidade de ser companhia na nossa Companhia e desse modo abraçar a Missão de Cristo que a Igreja confia a si e à Companhia. Quanto mais colaboração, mais capacidade de resposta no serviço que prestamos. Porque, “nem só de pão vive o homem, mas também de pão vive a missão”!
Quanto e quando devo contribuir?
Cada benfeitor é que decide quando e quanto contribuir ao longo do ano.
O que é ser Benfeitor?
É desejar fazer o bem e querer que seja bem feito! Deste modo, cada benfeitor tem a possibilidade de melhor viver e acompanhar a missão através da oração, proximidade e contribuindo financeiramente quando e quanto entender ao longo do ano.
Como me torno Benfeitor?
Inscrevendo-se na Rede de Benfeitores dos Jesuítas em Portugal. Após recebermos a sua inscrição, ser-lhe-á enviada toda a informação útil relativa ao modo como agir e proceder como benfeitor dos Jesuítas em Portugal e no mundo.
SABIA QUE…
- A formação de um jesuíta dura, em média, 12 anos?
- Nas várias etapas da formação (noviciado, filosofia, magistério, teologia, estudos especiais), os Jesuítas em Portugal tem, graças a Deus, 36 jovens jesuítas em formação?
- Os estudos de teologia são habitualmente feitos no estrangeiro?
- Um ano de estudos custa, em média, 13.000,00 Euros (custos académicos e despesas regulares).
- Boa parte dos cerca de 150 jesuítas em Portugal são idosos?
- Os jesuítas se disponibilizam normalmente para orientar atividades pastorais sem exigir qualquer contrapartida remuneratória?
- Nem sempre é possível aos participantes das atividades pastorais suportarem os custos das mesmas, e, por essa razão há atividades que não chegam a realizar-se?
INSCRIÇÃO
Para se fazer membro comprometido da Rede de Benfeitores dos Jesuítas em Portugal, pode dar o primeiro passo, preenchendo o seguinte formulário.
Após recebermos a sua inscrição, enviaremos por correio a confirmação de que passou a ser membro da Rede de Benfeitores dos Jesuítas em Portugal.
DONATIVOS ONLINE
Se é seu desejo comprometer-se com os jesuítas em Portugal, abraçando a missão que nos une, colocamos à sua consideração a possibilidade de apoiar algumas áreas, a saber:
Estudos de um Jesuíta
É reconhecida e muitas vezes apreciada a longa e solida formação que a Companhia de Jesus proporciona aos seus membros. As razões destas opções têm raízes desde o tempo do seu fundador: Santo Inácio de Loyola.
Sustento de uma comunidade Jesuíta
A maior parte dos membros que compõem as comunidades jesuítas são idosos. Para além disso, muitos dos membros que estão no activo, não exigem quaisquer contrapartidas pelos seus serviços apostólicos e ministérios sacerdotais.
Atividades de formação destinadas a Leigos
Os jesuítas dispõe de um conjunto de casas de formação cristã e de retiros onde são proporcionadas atividades humanas e religiosas a leigos. Um dos objetivos é que ninguém deixe de participar nas atividades por motivos de natureza económica.
Atividades sociais e caritativas
Os jesuítas em Portugal dispõem de uma vasta rede de ação social e caritativa. As verdadeiras necessidades ou necessitados, muitas das vezes, são as menos visíveis mas muito presentes naqueles que trabalham no terreno.
Atividades com Jovens
Um dos campos em que a ação pastoral dos jesuítas mais se caracteriza, é com jovens. Ao longo do ano e através de plataformas muito distintas os jesuítas formam jovens não só para a Igreja mas para a sociedade e para o mundo.
Atividades espirituais (retiros e outras)
A escola dos Exercícios Espirituais tem formado e transformado a vida de milhões de pessoas ao longo dos últimos cinco séculos. Um dos critérios a cuidar: que o contributo solicitado aos participantes seja acessível, para que ninguém deixe de participar.
Pontual
Mensal
Anual
Pontual
Mensal
Anual
Pontual
Mensal
Anual
Pontual
Mensal
Anual
Pontual
Mensal
Anual
Pontual
Mensal
Anual
Insira o valor (EUR)
Insira o valor (EUR)
Insira o valor (EUR)
Insira o valor (EUR)
Insira o valor (EUR)
Insira o valor (EUR)