Contando 15 anos de êxitos e de grande popularidade junto de um público variado, o concerto teve o condão duplo de apresentar o novo álbum e de recuperar os temas que têm marcado um percurso de grande solidez e versatilidade, desde os estúdios de Alvalade e em bom português.
blog
Papeladas
Coisas que nos vêm à cabeça… Sai às quartas-feiras, quando calha.
Banda sonora da vocação
Durante a semana de oração pelas vocações, a Comunidade Pedro Arrupe foi desafiada a propor um conjunto de orações para toda a Província rezar. Partilhamos aqui a nossa proposta, adaptando-a a todos os que quiserem rezar connosco.
Três poemas de Ressurreição
O início da Fé Cristã, e de qualquer vocação, “encontra o seu centro propulsor na Ressurreição de Cristo, que contém uma força de vida que penetrou o mundo. Onde parecia que tudo morreu, voltam a aparecer por todo o lado os rebentos da Ressurreição” (Papa Francisco). Deixo três registos deste mistério, vivido por mim como jovem inquieto, como noviço e como jesuíta em formação. Não necessariamente por esta ordem.
Uma Companhia entre «guerras»!
As Congregações Gerais da Companhia da Rússia Branca realizadas em Polotsk revelam um Corpo unido, que caminha confiante para o futuro. Revelam, também, um corpo que se auto-examina, define e estabelece metas a desempenhar e a não ultrapassar, no momento crítico em que viviam.
O que conta na hospitalidade cristã?
Encontrar no outro aquilo que nos falta e dar humildemente aquilo que temos, parece ser o essencial para um verdadeiro e recíproco acolhimento
Acho que sou ateu, mas espiritual
Na sequência do “GOD TALKS”, partilho a minha participação sobre a “Identidade religiosa”
Notas Sobre Luto
Uma recensão ao livro “Notas Sobre Luto” de Chimamanda Ngozi Adichie
Porque é que as Missões Universitárias nos tocam tanto o coração?
É tempo de Missões Universitárias! Maravilha!
Andar atrás de Deus
Só Ele te deixará profundamente feliz, profundamente realizado…
In memoriam: Bento XVI
Reflexão sobre dois discursos que o “amado Papa” redigiu sobre a relação entre a Fé e a Razão.
Para um Diálogo Indispensável ao encontro da Paz
Raimon Panikkar faz sobressair a dimensão dialéctica existente no diálogo como sendo o ponto nevrálgico construtor da paz na interlocução de culturas e religiões.
Deep Ecology e Laudato Si
Uma conversa sobre ecologia, entre o Zé Maria, sj e o Domingos, sj, gravada o ano passado na comunidade de San Saba!
Quando os “Restos do Vento” desvelam as “Sementes do Verbo”
No entanto, o “vento” não cessou de soprar sobre aquela aldeia, como elemento indomável, independente do progresso civilizacional, capaz de trazer para o presente o passado remoto, e de antecipar dramaticamente um futuro imprevisível.
Como um Lírio
Cinco poemas. Uma música. Uma imagem: a pureza do lírio em amor que redime.
Processo Espiritual
O processo de um encontro que tende para o silêncio.
AUGURI DI NATALE!
O filosofado de San Saba fez este vídeo para desejar um santo Natal e quer partilhá-lo como todos.
A Alegria de Leonardo Coimbra
«E não vedes, inteligências da superfície, que a luz vos é emprestada pelo Mistério que quereis negar?!»
Como Árvore Plantada
Nestes pequenos textos poéticos, convido-te a olhar a mansidão redentora, a palavra viva aberta no avesso do silêncio, uma Árvore quieta como um cordeiro.
Deus, se existir
A primeira premissa, que “Deus é Aquele maior do que o Qual nada pode ser pensado”, é falsa. Não porque diga demasiado da grandeza de Deus, mas porque diz demasiado pouco.
Amor escondido: atração e vocação
O lugar em Deus, onde repousa o coração que O busca, é a vocação. A esse lugar, como a um destino, atrai-nos o amor de Cristo, que fere o coração de quem O procura.
Só sei que nada sei – Parte 5
Da «Crença Justificada» à Fé Viva. O que é que tudo isto pode ter a ver com a Fé Cristã?
Só sei que nada sei – Parte 4
«Justifique a sua resposta» – Reacções a Gettier. Depois das objecções de Gettier, que futuro tem a Teoria Clássica do Conhecimento?
Só sei que nada sei – Parte 3
Quando o relógio pára – Os casos de Gettier. Como é que a história fictícia da minha amiga Maria pode derrubar a Teoria Clássica do Conhecimento?
Só sei que nada sei – Parte 2
O que significa dizer que alguém sabe alguma coisa? Há crenças e crenças – Teoria Clássica do Conhecimento.
Só sei que nada sei – Parte 1
O que significa dizer que conheço? Que nós, metendo entre parênteses a nossa (em parte boa, em parte triste) sede de utilidade, nos deixemos arrebatar pela maravilha de poder conhecer!
O diálogo da solidão
As nossas casas ganharam o peso de uma âncora. E nós, pesados como navios, mas a querer sair do porto. Inevitavelmente mais próximos de nós mesmos.
Estender a Mesa
Houve quem tenha estado na cozinha; houve espaço para conversas, memórias e gargalhadas; e tudo isto foi bom, foi um paliativo. Mas a digestão faz-se na recolha.
Poemas
Virá, com o seu fio de ouro fino, ligar os corações feridos e bordar as nossas vidas, com ele, no lençol da história.
Conto de Advento
“… graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente.” (Lc1, 78)
A Voz Profunda
Diz-nos Lewis: «Devo manter vivo dentro de mim o desejo do meu verdadeiro país, que não encontrarei até depois da morte;(…) devo fazer com que o propósito central da minha vida seja caminhar para esse país e ajudar outros a fazer o mesmo»
O Rosto
Aqui o rosto não é entendido apenas na sua apreensão estética ou material, mas antes como a alteridade de alguém que se apresenta como outro.
Até que tenhamos rostos
Há por aí quem diga que ler livros de Fantasia é um escape à realidade ― talvez tenham razão. Ainda assim, escapar nem sempre é algo errado.