Últimas

O Irão e o poder da educação

A luz da educação brilha no Irão e brilha em todo o mundo, onde existem iranianos à espera que, desta vez, a História seja diferente. Juntos, anseiam que 2023 traga a promessa de uma folha em branca, onde se escreve um novo capítulo.

Zapping 2022/2023

Não tenho uma boa resposta para isto, para o que fazer de diferente. Mas sei que não pode a distância física ou a distância dos grandes números servir de conforto para me conciliar com falhas que têm impacto na vida de pessoas concretas.

Ser como o salmão

Quase no final da sua intervenção, o Padre Geral referia o educador inaciano tem que ser como o salmão, nadar contra a corrente e não se deixar ir pelas correntes das modas.

Dar explicações

Depois de vários anos a dar aulas, a descoberta recente de um gosto novo por dar explicações, expondo sinteticamente diversas perspetivas sobre esta “via artesanal” e dando razões desta preferência por uma educação mais singular.

Os jovens e a política

A definição de bem comum, o sacrifício pelo bem comum e estar ao serviço dele, faz-se, por excelência, na Política, que é a atividade pública mais nobre de todas. Se hoje os nossos filhos não ambicionam a atividade política a culpa é nossa.

Pela promoção da aprendizagem no ensino superior

Com os desafios da globalização, da pirâmide demográfica e da digitalização, importa criar um contexto de desenvolvimento de competências técnicas mas também transversais que permitam um contributo mais qualificado em relação aos desafios.