Todos juntos, todos em casa
O Ponto de Abastecimento reabre com o desejo de continuar a sua missão de acompanhar e cuidar. As propostas que aqui fazemos contribuem também para a fundamental missão de estar em casa.
O Ponto de Abastecimento reabre com o desejo de continuar a sua missão de acompanhar e cuidar. As propostas que aqui fazemos contribuem também para a fundamental missão de estar em casa.
No domingo o país escolherá Marcelo Rebelo de Sousa. Deveria por isso ser uma eleição sem grande história, o pretexto para se discutirem ideias e o futuro. Não aconteceu. Mas a luta de todos os democratas, à direita e à esquerda, continua.
A partir da Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti” sobre a fraternidade e a amizade social, gostaria de propor alguns aspetos que considero imprescindíveis num/a Presidente da República Portuguesa, neste momento difícil da história.
As questões ecológicas são um desafio titânico à humanidade. Identifico dois paradigmas principais. O primeiro acredita que a solução passa por fazer mais com menos. O segundo defende que menos é mais. Não podemos ter os dois ao mesmo tempo
Quando nos lembrarmos de 2020 não podemos esquecer o seu nome: Samuel Paty. O obituário apelidou-o de «Soldado de Infantaria da Liberdade». Na mouche.
Ao longo desta semana o Ponto SJ disponibiliza uma proposta de exame pessoal em podcast e publica cinco testemunhos para ajudar a rever o que se passou em 2020 numa atitude de esperança.
O excesso erode a gravitas da personalidade e a importância da palavra. Diminui-lhe a eficácia. A morte de Ihor Homeniuk exigia palavra e acção por parte do homem que sempre falou. Não mereceu nem uma coisa nem outra.
Necessitamos de mudar de capítulo deste nosso livro português, para voltarmos a sentir a alegria de sermos quem somos e querermos ser aquilo que ainda não somos.
“O que é bom para uma comunidade, é bom para nós”, não é apenas uma expressão de estilo. Revela a convicção de uma líder que acredita profundamente num futuro melhor, que começa por considerar primeiramente o bem comum.
Aproxima-se o inevitável momento da avaliação política das escolhas feitas durante a pandemia. Os nossos governantes não ficam bem na fotografia.