Últimas

[F]acto: sim. Pânico: não

José Maria Moutinho fez as contas e pede tolerância a quem está nos dois lados do espectro nas atitudes: o extremo “irresponsável” e o extremo “hipocondríaco” – “as palavras que oiço dos dois extremos para caracterizar o extremo oposto”.

A pulsão

Em família, no trabalho, em sociedade, a pulsão draconiana é grande quando percecionamos o limite e o medo nos assola. Joaquim Franco ajuda-nos a refletir sobre o modo como encarar o “Estado de Emergência” que se inicia à meia noite.

Secularização e Teologia Política

A Brotéria sugere-nos desta vez um livro que contraria a visão simplista ou demasiado restrita do que é «secularização». Uma obra estimulante que abre a curiosidade para o campo da Teologia Política.

A praga da modernidade

A memória do que cada um fez pelos outros, por si próprio, do modo como se comportou durante esta crise grave, sobreviverá. E é possível, se Deus quiser, que nós também.

Isto vai ser uma maratona

O Ponto SJ disponibiliza a partir de hoje um Ponto de Abastecimento para esta longa maratona que agora iniciámos. Propostas para ajudar a celebrar, a sentir-se acompanhado, a rezar, a pensar e a jogar.