O nosso crocodilo
Cem anos após a sua fundação, talvez valha a pena lembrar que a liberdade e a democracia em Portugal – com todas as suas imperfeições – foram conquistadas também contra o PCP.
Cem anos após a sua fundação, talvez valha a pena lembrar que a liberdade e a democracia em Portugal – com todas as suas imperfeições – foram conquistadas também contra o PCP.
Com maior ou menor alcance, a vasta maioria das decisões políticas (para não dizer todas) têm sempre a capacidade de formar a cultura moral social. A política não se pode desligar considerações sobre o que é o bem e o mal.
Após seis longas décadas de governo militar totalitário, Myanmar voltou a sofrer um golpe militar. É necessário um entendimento que atravesse linhas étnicas, se concentre na discriminação sentida pelas minorias e no sofrimento dos pobres.
Nós necessitamos de ideias políticas. Nós necessitamos de estruturas de governo. Nós necessitamos de boas práticas, que ajudem a construir uma sociedade mais justa. Mas principalmente, nós precisamos de Cristo.
O trabalho contínuo do Conselho da União Europeia é, assim, com razão, comparado a uma gigantesca corrida de estafetas, em que uma distância sem fim é percorrida, seis meses de cada vez.
Confiamos num horizonte que é sempre maior de que todos os mapas e que nos leva a aspirar a fazer tudo para a maior glória de Deus. Ao celebrar três anos de Ponto SJ, damos a conhecer os novos colaboradores que vão escrever no portal.
Enquanto Igreja, também está na hora de nos questionarmos se estes acontecimentos políticos à nossa volta respeitam o princípio da subsidiariedade, a dignidade da vida humana, o bem comum e o destino universal dos bens comuns.
A insustentabilidade do nosso serviço nacional de saúde só será revertida com profundas reformas. É assim tão importante quem presta o serviço? Ou será mais importante que todos tenham acesso à saúde?
Acompanhe esta noite a conversa online entre Irene Guia, Leonídio Paulo Ferreira e Ana Santos Pinto sobre a visita do Papa Francisco.
Hoje os cristãos árabes são numerosos no Egito e no Líbano, mas no resto do Médio Oriente correm mesmo o risco de desaparecer. Francisco não quis adiar esta viagem, por tanto estar em causa.