TESTEMUNHOS

DE ANIMADORES

O olhar

Olhar implica também uma dimensão coletiva, termos a cabeça para cima, saber que estamos acompanhados e que acompanhamos.

A Jornada Mundial da Juventude é para TI

"Mas nós somos Gambozinos, temos de servir!"

Ano novo, vida nova

"Não será este um mote que nos empurra para a passividade?"

O que realmente importa no Natal

No Natal como Deus se deu aos homens, que os homens se deem a Ele, dando o seu coração!

Uma questão de equilíbrio

"A vida, hoje em dia, parece que nos impede de saborear, de estarmos inteiros em cada coisa. E, por mais que eu lute por uma vida mais calma, sinto que andamos sempre numa correria desenfreada (...)"

DICIONÁRIO DE LÍNGUA GAMBOZÍNICA

"Ao longo dos anos, fui-me apercebendo de que a gamboliga não é um jogo de estrelas em que no final a equipa que tiver o maior craque ganha, mas sim um jogo de equipa..."

Como arranjar tempo para Jesus na confusão do dia-a-dia?

Consola-me acreditar que esta não pode ser a questão central na construção do Reino.

O poder da música nos campos

Para mim, são estes momentos, em que a presença da música se torna um meio para sermos mais alegres e verdadeiros, que eu percebo que tudo isto só pode vir de Deus.

Noite de Fados 

"Tudo o que aconteceu nos Fados deste ano foi um espetáculo de Vida, exemplo de algo que não morre. "

Preparação do campo serviço

 “Chegámos a domingo (...) com muitos momentos de riso, partilha e de dedicação e com uma equipa de animadores cheia de vontade para fazer este campo de serviço acontecer.”

DE GAMBOZINOS E FAMÍLIAS

Ser Gambozino no quotidiano

Ser gambozino (...) é conseguir ser um porto seguro para os outros e estar disponível para qualquer um. 

Vai e Ama!

Este campo, desta vez de serviço, não foi diferente nesse aspeto. Aliás, ficou marcado, desde o primeiro dia, pela entrega conjunta tanto dos animados como dos animadores!

Meio ano de GEMA

A transbordar de simplicidade, de curiosidade porque nunca sabemos o que aí vem, de vontade de viver a fé juntos, decifrar um bocadinho daquilo que é ser animador e de partilhar tudo e mais alguma coisa.

Olhar de mãe

Durante toda a minha infância fui à caça aos gambozinos nas férias grandes de Verão. Programa de primos! Era sempre uma excitação noturna. De repente, depois de ter filhos, apareceram os gambozinos na nossa vida. E vieram para ficar.

A missão do GEMA

GEMA- Gambozinos Encontram a Missão de Animar. Mas afinal qual é a nossa missão?

Ser Gambozino

Ser Gambozino é mesmo bom! E não te digo isto da boca para fora, como quem tem grandes convicções e não reflete sobre elas por uma só vez. Digo-to com toda a certeza! É mesmo bom!

O que sonha um Gambozino?

O que sonha um Gambozino? Em primeiro lugar, confesso que nunca tinha parado para pensar nisto… Nós, gambozinos, com o que é que sonhamos? Quais são os nossos maiores desejos enquanto participantes e membros desta tão grande família?...

Porque faço campos de Gambozinos?

Comecei a fazer campos de Gambozinos em pequena e era bastante tímida. Ao início não estava muito confiante, mas um animador conseguiu convencer-me e até hoje não me arrependo da decisão de fazer o campo que mudou a minha vida.

O que um campo de Gambozinos transformou no meu dia à dia

Olá! Eu sou o Manon Rei, tenho 16 anos e sou um Gambozino. 

O que procuro nos Gambozinos?

Ir e estar nos Gambozinos significa sair de uma rotina e de uma realidade, para se entrar numa outra muito maior, onde todos procuram servir, ser alegres e estar atentos ao outro.

SOBRE ATIVIDADES

SAGA

"Um bom animador tem de estar 100% comprometido”, porque realmente só tendo esta dedicação e este compromisso é que daremos todo o nosso coração e todo o nosso tempo a esta organização.

Minicampo Oeste

A enorme quantidade de amizades feitas e renovadas marcaram qualquer animador ou animado, ficando a desejar por mais quando acabou.

Minicampo Norte

"Enquanto todos esperávamos o cansaço, os gambozinos mostraram o contrário e em uma só voz cantavam com toda a energia que tinha e provaram a todos que os gambozinos são mesmo “locos de la cabeça”

Primeira atividade presencial do GARRA

A sala do zoom foi substituída pelo CREU, o link pelo respetivo portão e o gambozino que tínhamos conhecido no retângulo estático do ecrã ganhava agora forma e movimento. Nunca estivemos tão conectados!

GAS em Monsanto

Aproveitámos estar no meio da natureza para pensar sobre o tempo e o que ele nos traz – coisas às quais gostamos mais de dar tempo, outras a que custa mais dedicar tempo, umas que trazem alegria e paz, e outras que são mais difíceis.

Uma família que Deus constrói

Ir ao RAIO? Mas o que é isso afinal?

A minha primeira vez na Assembleia da GBZ

Curioso é a palavra mais certa para descrever como me sentia no sábado de manhã. Sabia que a Assembleia era onde se discutiam as "coisas importantes" dos Gambozinos. Mas que coisas são essas?

Sobre a Assembleia e a Rave 2016

O Santo Inácio tinha a mania de avaliar tudo o que fazia. Dizia que só assim podíamos ser cada vez melhores naquilo que nascemos para fazer – servir a Deus. Sendo esta a missão dos Gambozinos, quem somos nós para não o fazer?

Sobre o Serão Magnum: o bairro do amor não é feito a lápis de cor

Mais um serão que a pasta de Formação preparou para animadores no ativo. Começou com um jantar partilhado e, desta vez, contámos com a Inês Roxo, o Marino Arruda e o Pe. Paulo Teia, sj para nos virem falar sobre “Os Gambozinos e a vida no bairro”.