NORTE

Porto/Braga

O Núcleo Norte acompanha, ao longo do ano, cerca de 70 crianças e jovens, em diversas atividades, contando com perto de 20 animadores. A nossa missão passa por criar relações de proximidade e de amizade com as crianças/jovens e famílias, no sentido de participarmos no processo de estabelecimento de pontes para unir pessoas com diferentes capacidades, diferentes experiências e condições de vida, diferentes formas de pensar e agir.

Visita às famílias

Em equipas de dois/quatro animadores, visitamos regularmente algumas famílias, com o objetivo de conhecer por dentro o contexto em que vivem os gambozinos. Tentamos proporcionar apoio a nível escolar e social, mas fazemo-lo essencialmente para melhor acompanharmos as crianças e as suas famílias.

Cenas fixes

Num domingo por mês há atividades lúdicas e formativas para jovens de todas as idades. É um tempo de união entre 60 a 80 crianças/jovens e 20 animadores, com um grupo/equipa adaptado aos diferentes grupos etários, que pretende proporcionar formas divertidas de crescer e aprender, são eles o GARRA (miúdos dos 8-10 anos), o GANCHO (miúdos dos 11-13 anos) e o GRUA (miúdos dos 14-16 anos).

Mini-campo

Um campo de férias de quatro dias, nas férias da Páscoa, com todas as crianças e jovens do Núcleo Norte, dos 8 aos 16 anos. Contamos habitualmente com um número aproximado de 60 crianças e 20 animadores, num campo cheio de diversão e fantasia, mas também pensado com intenção de ensinar e preparar o futuro.

ANDuOR

O nome da atividade, antes de mais, surge da palavra Andorinhas que é o bairro que acompanhamos no Núcleo Norte. “ANDuOR” (com o “u” no meio para dar um toque mais nortenho) tem o significado de movimento, de sair da nossa zona de conforto, de não nos acomodarmos à nossa realidade. Assim, a equipa de animadores uma vez por mês, ao Sábado à tarde, visita o bairro das Andorinhas tentando chegar aos jovens do bairro de uma forma mais divertida e comprometida.

GEMA

Grupo de formação de animadores, com idades compreendidas entre os 17 e 18 anos. A ideia de base assenta não só num grupo de amigos que se reúne um domingo por mês, mas também um grupo de aprofundamento da fé e de conhecimento da Associação. Para o efeito, realizam-se atividades lúdicas e de formação, ensinando o que é ser animador nos Gambozinos e na vida diária.

Outros

Dia de Natal, Páscoa do GEMA, Reuniões de animadores, Formação de animadores, etc…