Animadores

O animador de Gambozinos é todo e qualquer voluntário que dá o seu tempo, sob as mais diversas formas, ao serviço dos Gambozinos. Seja animando e orientando um grupo do Núcleo Norte, Oeste ou Sul durante o ano, ou um campo de férias no Verão, seja preparando as Orações Mensais, ajudando na Assembleia-Geral ou participando na Direção dos Gambozinos.

Não existe só uma forma, tempo ou lugar para se ser animador de Gambozinos. Se quiseres participar, entra em contacto com um dos núcleos e descobre a tua forma de ser animador.

Porquê animador e não monitor? A palavra ânimo vem do latim animus, associada ao início da vida espiritual e intelectual do homem. É a vida, razão, o espírito e a vontade. Da mesma forma, um animador é aquele que ‘dá ânimo’ e ‘anima’ o outro, ajudando-o a crescer. Não queremos ter apenas monitores de campos de férias ou de jogos divertidos, queremos voluntários, com vontade, que procurarem este ‘ânimo’ para si e para os outros, que ajudem os outros a crescer ao mesmo tempo que completam a sua formação.

É por isso que apostamos, ao longo do ano, no acompanhamento dos animadores: avaliamos os campos de férias e o trabalho realizado por cada Núcleo; debatemos novas ideias e propostas de melhoria, oferecemos formação espiritual e católica.

FORMAÇÃO DE ANIMADORES

Assembleia Geral

Assembleia Geral da Associação GBZ com os sócios. É o evento, por excelência, que dá a conhecer melhor como é constituída a Associação e as atividades que esta se propõe a realizar durante o ano.

RAVE

Reunião de Avaliação do Verão. Reunião de animadores dos 4 campos de férias para avaliação dos campos de Verão

Oração Mensal

Proposta de oração mensal para todos os animadores. A mesma oração é rezada no Norte, no Sul e no Oeste, como forma de reforçar a união de todos os membros da Associação, também na vertente espiritual.

RAIO

Reunião de Animadores Interessados em Ordenar-se. Formação nacional de animadores na em função da sua missão dentro da Associação, tanto nos campos de férias, como no trabalho que desenvolvem nos Núcleos ao longo do ano.

Exercícios Espirituais

Proposta dirigida aos animadores para fazerem “Exercícios Espirituais Pé-Descalço”, ou seja, com custos mínimos, especialmente dirigido aos Gambozinos. Uma forma de ordenar a vida à maneira de Santo Inácio de Loyola.

Formação das Direções de campo

Dia de formação dos diretores, diretores-adjuntos e mamãs dos campos de Verão.

Formação nos Núcleos

Formação focada e dirigida aos animadores de cada Núcleo, principalmente através dos chamados “Serões Magnum”.

COMO AJUDAR?

A ajuda aos Gambozinos pode vir de vários lugares e assumir diversas formas: dispondo de duas horas semanais para organizar atividades mensais ou dar explicações, dispondo-se para fazer visitas semanais a famílias que precisam de apoio alimentar, médico, educativo, ou oferecendo o apoio humano àqueles que nos rodeiam.

Também através de um contributo monetário possibilita que as restantes ajudas se concretizem; que torna possível este sonho, a realização de campos de férias ou de grupos durante o ano, de eventos de angariação de fundos, de visitas às famílias. É a oferta pessoal de cada um que torna possível a alegria de muitos.