Está a chegar mais uma viagem Ponto SJ!
Depois de em 2022 termos visitado Roma, este ano propusemo-nos viajar até à Terra Santa para visitar os locais por onde Jesus passou e viveu. Mas na sequência da guerra entre Israel e o Hamas e perante a instabilidade na região, fomos forçados a cancelar esta viagem e a construir uma proposta alternativa.
Nos Passos de São Paulo é, assim, a viagem Ponto SJ que irá decorrer na primavera de 2024, entre os dias 26 de maio e 5 de junho. Uma proposta para conhecer os locais das origens do cristianismo, na atual Grécia e Turquia, e rezar nos locais onde São Paulo pregou e difundiu a fé cristã para lá das fronteiras judaicas.
Animados pela onda jovem que inundou Lisboa no verão e pelo sopro do Espírito que varreu a Igreja sinodal que o Papa Francisco sonha e já está a construir, partimos em busca e na companhia do mesmo Cristo que animou São Paulo e que o fez atear o seu fogo pela região. Viajamos num tempo e num mundo feridos pela guerra, pela desesperança e pela ausência de Deus, mas sonhando um futuro onde a religião e a cultura podem e devem ser caminhos de diálogo e de paz. Partimos porque no exemplo dos primeiros cristãos, cujo custo de pensar e de dizer teologicamente a fé celebrada foi para muitos o martírio, queremos buscar inspiração para a nossa vida pessoal e eclesial. Fá-lo-emos através da descoberta dos locais, da oração, da meditação das Escrituras e da partilha entre todos.
Viajamos num grupo de 48 pessoas que têm em comum o facto de serem leitores do Ponto SJ. Teremos a acompanhar-nos o P. José Frazão Correia, diretor da revista Brotéria, e o P. Domingos Monteiro da Costa, jesuíta a trabalhar no Algarve há várias décadas, e muito conhecedor da história e dos locais que iremos visitar.
INSCRIÇÕES
Uma vez que esta viagem é uma alternativa à que já estava programada para 2023, à Terra Santa, as vagas disponíveis são muito reduzidas. Os lugares ainda disponíveis serão preenchidos através da inscrição online, por ordem de chegada, e só serão validados mediante o pagamento da inscrição (no valor de 1000€) e o envio do respetivo comprovativo.
Para conhecer o programa e fazer a sua INSCRIÇÃO clique aqui.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.