Quem Somos

Saiba quem são e onde estão os jesuítas, em Portugal e no mundo.
Quais são as prioridades dos jesuítas portugueses?

Santo Inácio

Descubra como uma bala de canhão pode ser o começo de uma história transformadora. Em breves traços, saiba como foi a vida do fundador da Companhia de Jesus.

Espiritualidade Inaciana

A Espiritualidade Inaciana enraíza-se na experiência de Santo Inácio e nos Exercícios Espirituais. Conheça um modo de seguir Jesus que, ao longo dos séculos, tem movido muitas pessoas em todo mundo.

Ser Jesuíta

Encontre a resposta a várias perguntas: de onde vem este estilo de vida? Como se forma um jesuíta? Como se percebe que é este o caminho?

Ajudar

Implique-se na missão e veja como pode colaborar ativamente com a ação dos jesuítas em Portugal.

A Companhia de Jesus é um instituto religioso da Igreja Católica. Foi fundada por Santo Inácio de Loiola e seus companheiros em 1540. A sua finalidade geral é a procura do maior serviço a Deus e à Igreja, colocando-se inteiramente à disposição do Papa. Assim, toda a actividade dos jesuítas visa a evangelização do mundo e, mais concretamente, a defesa da fé e a promoção da justiça em permanente diálogo cultural e inter-religioso, procurando a reconciliação.
A Província Portuguesa da Companhia de Jesus foi fundada em 1546 sendo a primeira província dos jesuítas em todo o mundo.

NOTÍCIAS

Cinco noviços iniciam formação

Cinco noviços iniciam formação

No dia 30 de setembro entraram no Noviciado do Santíssimo Nome de Jesus, em Cernache – Coimbra, cinco noviços para iniciar o seu processo de formação como jesuítas. Juntam-se aos três noviços que iniciam agora o segundo ano.

Padre Cruz: um homem de olhar puro

Padre Cruz: um homem de olhar puro

No dia em que se assinalam os 70 anos do falecimento do Padre Cruz, o provincial dos jesuítas lembrou o homem que tinha uma profunda união com Deus e um amor pelos pobres. Muitos devotos rezaram junto ao seu jazigo, em Lisboa.

FÉRIAS COM DEUS

Uma proposta semanal ao longo de julho e agosto.

A vida tal qual como é, confiando no que virá

A vida tal qual como é, confiando no que virá

Agradecer a vida como ela é, diante de Deus, sem juízos. Olhar para os desejos e sonhos do futuro. Fazer silêncio. Escutar a música. Um convite à paz e à verdade feito pelo P. Paulo Duarte,sj. Um bom modo de terminar estas Férias com Deus.

O mar que invade a terra adormecida

O mar que invade a terra adormecida

É um poema de Rui Cinatti que dá o mote à oração desta semana. O P. Hugo Gonçalves desafia-nos a deixarmos Deus (o mar) invadir a nossa terra sequiosa ou rochosa (o nosso coração) para a transformar e tornar mais fecunda.

Brincar a rezar ou rezar a brincar

Brincar a rezar ou rezar a brincar

Deste vez, uma oração para a família. Apreender com Deus o amor incondicional a cada filho. Implica usar legos, uma Bíblia e agradecer cada um como é. Recordar que os filhos não são nossos. Uma proposta “muito séria” da família Quintela.

ÚLTIMAS PONTO SJ