Últimas

“Fala-me do chão”: o mundo diagonal

O mundo e o pensamento diagonal serão, portanto, a denúncia da domesticação; da vida que não tem de ser, necessariamente, consecutiva e consequente; da vida, que não se tem que se circunscrever a um só plano.

Entre a sede e o “enoughness”

A sede é o caminho, o itinerário. O “enoughness” são pequenos oásis por onde podemos fazer passar o nosso caminho. Lugar onde podemos parar para descansar o olhar, os pés e matar, ainda que de forma fugaz, a sede que sempre nos habita.

O envolvimento dos pais na escola

O envolvimento dos pais na educação é essencial para que as crianças permaneçam comprometidas com a sua educação. Tive a feliz oportunidade de conhecer uma escola onde acontece precisamente isso: a participação dos pais.

Crise de fé ou a fé em crise?

No caso dos jovens, uma das coisas que os leva a afastarem-se de Jesus pode estar relacionada com a sua vida em Igreja. Talvez porque quando surge a primeira questão, não encontram um espaço aberto e seguro para expô-la.

A ética como base da educação

Afirma-se, com frequência, que a educação escolar anda dissociada da ética pois os princípios que a deveriam nortear são ignorados ou negados. Parece ser necessário indagar o vínculo entre educação e ética, que teríamos por tácito…