A natureza como caminho
Um projeto que procura, através da conexão com a Natureza, a integração sensorial adaptada a contextos reais.
Um projeto que procura, através da conexão com a Natureza, a integração sensorial adaptada a contextos reais.
De uma forma ou de outra, é o safety first que é colocado em causa, produzindo uma insegurança quotidiana que só pode, a bem dizer, produzir ressentimento que se converte em raiva eleitoral.
Precisamos de experimentar a Ressurreição porque o que não é experimentado não cria raízes.
Cinquenta anos depois do 25 de abril, a escola não pode ser “elevador” para alguns e “Titanic” para outros. A missão da escola não é promover individualmente o cidadão, mas tornar possível um futuro melhor para todos os cidadãos.
Quando se discute a liberdade e a igualdade no seio da família, não se pode excluir liminarmente as crianças. Pelo contrário, enquanto sujeitos de direitos, as crianças têm direito à liberdade e igualdade, na sua própria medida.
E a beleza nasceu comigo, de novo. Tu que nasceste em mim. E deixei-te transformares-me. Amar-te, também. Um fogo no coração que jamais se iria apagar.
Com eleições europeias logo depois das legislativas, por uma vez podemos discutir a Europa sem estar a pensar na política nacional: falar de tendências europeias e prioridades nacionais. Ou, como de costume, apenas dos fundos.
O problema destas contraposições dualistas ou binárias é, antes de tudo, o facto de reduzirem simplisticamente a realidade, que é bem mais complexa do que aquilo que essa redução permite compreender e mesmo viver.
Fazer parte de um grupo, sentir-se integrado, descobrir ou partilhar interesses permite ao adolescente a consolidação dos valores pessoais e o desenvolvimento do sentimento de pertença.
Todos deveriam ser bem-vindos e bem-idos. Uma coisa nos devia preocupar: todas as formas de injustiça e exploração.