Últimas

Uma Igreja acessível

Vou encontrar resistência para aceder aos sacramentos, para me inscrever na catequese, para ir à missa porque faço barulho ou porque não me comporto de acordo com as normas.

Cuidar de quem não é próximo

É preciso a dose extra, que vai contra a natureza humana, mas que nos dá uma alegria enorme, porque nos permite, com pequenas mudanças de comportamento, distanciarmo-nos da mediocridade da sociedade que fecha os olhos ao sofrimento do mundo

Degradações

Tornou-se velha e enfadonha a prédica segundo a qual “os partidos têm de se abrir à sociedade civil”. Se quisessem por em prática o que pregam, então o caminho talvez passasse por convencer a “elite” a ingressar na vida pública.

O Palácio da Pena (de si mesmo)

O exercício da queixa é muito útil para quem quiser ter pena de si mesmo mas não chega. Para se atingir uma boa pena de si é preciso chegar a pensar que “tudo me acontece”. A fé cristã leva-nos por um caminho bem diferente.

A necessidade de aprender a (des)obedecer

No contexto de injustiça estrutural, uma educação que se pretenda transformadora tem de passar pela aprendizagem da desobediência – daquela que confronta a injustiça e a hipocrisia e assim se revela construtora de novas possibilidades.