Textos Fundadores da Companhia de Jesus
Apresentamos de forma global os Textos que podemos considerar como pilares da tradição espiritual iniciada por Santo Inácio de Loiola.
Apresentamos de forma global os Textos que podemos considerar como pilares da tradição espiritual iniciada por Santo Inácio de Loiola.
Nesta sessão do seminário exploraremos o que um dos maiores nomes da cultura inglesa pensava sobre educação.
Partindo de uma nomenclatura matemática, esta exposição é em si um exercício e um discurso sobre escolhas: as que fazemos, como as fazemos e como isso nos define e pode paralisar.
Pretende-se seguir uma metodologia de compreensão literária, em três níveis: vocabular, imagético-simbólico e temático. E partilhar, conversando, os pontos de vista de cada interveniente.
A sessão desta terça-feira vai ser sobre “O manuscrito original da Clavis Prophetarum” por Ana Valdez e Arnaldo Espírito Santo.
Desde há muito tempo que a máscara é fonte de fascínio para Pedro Valdez Cardoso, que as trabalha a partir das suas diferentes dimensões: antropológica, ritualística, xamânica, colonialista e decorativa.
Nos últimos tempos tem-se assistido a um alarmismo noticioso, alimentado por associações ambientalistas e alguns académicos, relativamente à falta de água em Portugal, situação que se poderá agravar a longo prazo.
No final do século VI, já depois de ter sido eleito Papa, São Gregório Magno escreveu a Regra Pastoral — obra que durante a Idade Média foi uma referência na formação do clero e é um clássico da espiritualidade cristã.
Nesta sessão é abordado o percurso multifacetado de António de Gouveia, sj, assim como este extenso manuscrito redigido no ano de 1654, na cidade de Fuzhou.
Inaugurou ontem a exposição Braço Cruzado, que através do desenho, pintura e escultura, lança uma reflexão sobre a natureza mutável e inconclusiva das coisas.