Últimas

“A grande morte é o fim das relações”

A primeira edição dos “Encontros de Espiritualidade de Évora” decorreu no último sábado, no auditório da Fundação Eugénio de Almeida, e teve como tema: “(I)mortais inquietos”, sendo organizada pelos Jesuítas de Évora.

Os novos cardeais jesuítas

Dos treze novos cardeais criados pelo Papa Francisco, três são jesuítas. Jean-Claude Hollerich é arcebispo do Luxemburgo, Michael Czerny tem-se dedicado à questão dos migrantes e Sigitas Tamkevičius é Arcebispo Emérito de Kaunas (Lituânia).

Origem e objetivos do Sínodo da Amazónia – Vídeo

O P. Adelson Araújo, sj é natural de Manaus, na Amazónia e foi superior dos jesuítas naquela região. Este perito do Sínodo da Amazónia explica como os papas se têm preocupado com esta zona do planeta e clarifica os objetivos deste encontro.

Brotéria sai do papel e muda-se para Bairro Alto

O espaço inclui galeria, livraria, cafeteria com pátio e salas para conferências ou encontros, entre as quais se destacam dois grandes salões. O edifício acolherá ainda a famosa e vasta biblioteca da Brotéria, com 160 mil volumes.

Brotéria analisa contexto político atual

A Brotéria, saída no final de setembro, dá uma grande atenção a análise da situação política nacional. Dedica também várias páginas a temas que marcam a atualidade da Igreja com especial destaque para o Sínodo para a Amazónia.

Geral dos jesuítas convoca Ano Inaciano

O P. Arturo Sosa anunciou a convocação de um Ano Inaciano para assinalar os quinhentos anos da conversão de Santo Inácio de Loyola. Decorrerá de 20 de maio de 2021, data em que Inácio foi ferido em Pamplona, a 31 de julho de 2022.

Relógio da Família: o novo fôlego de um projeto

O Relógio da Família nasceu em Espanha, chegou a Portugal em 2014 e ajuda casais a refletir sobre a realidade do seu casamento e da sua família. Este ano haverá três edições que terão lugar em Braga, Praia Grande e Palmela.

Encontro Nacional de Educação para a Cidadania

A temática a trabalhar neste encontro, a decorrer no dia 12 de outubro, será a da Participação, Cidadania e Escola, Jovens e Adult@s em Reflexão e, pela primeira vez contará também com a possibilidade de participação de jovens estudantes.

Mudanças na Igreja de São Roque

A 1 de setembro tomou posse como Reitor da Igreja de São Roque o P. António Júlio Trigueiros, sj. Hoje às 12h30, na Missa dominical, agradece-se o tempo em que o P. António Vaz Pinto, sj foi reitor daquela Igreja.