Ponto SJ faz 6 anos

Novidades para este ano de 2024 passam pela disponibilização de artigos em formato áudio, pela renovação dos colaboradores que escrevem, e por um novo podcast sobre história da Companhia de Jesus.

Novidades para este ano de 2024 passam pela disponibilização de artigos em formato áudio, pela renovação dos colaboradores que escrevem, e por um novo podcast sobre história da Companhia de Jesus.

O Ponto SJ faz hoje 6 anos. Foi a 23 de fevereiro de 2018 que foi para o ar o portal dos jesuítas em Portugal e com ele o desejo de criar um espaço de diálogo e reflexão no espaço público sobre os temas da atualidade. A adesão ao Evangelho, a pertença à tradição cristã e a visão inaciana foram e continuam a ser o ponto de partida e dão o mote para o olhar, generoso e crítico, que queremos ter sobre a realidade, a sua riqueza, complexidade e contrariedades.

Seis anos depois, este desejo de proporcionar um espaço de encontro, num clima temperado, onde seja possível o exigente exercício do diálogo, parece ser ainda mais necessário, diante de uma crescente erosão do espaço público e da qualidade do debate, e de uma riqueza das mediações e representações.

Sabemos que este exercício exige o esforço e o risco de habitar a tensão. Como diz o estatuto editorial do Ponto SJ, uma tensão natural e saudável que promova a escuta e estimule o sentido crítico, e recuse o caminho da polarização, que anula a diferença e exclui o outro.

É isso que temos procurado fazer. E a rubrica Ponto de Cruz, em curso neste momento pré-eleitoral que o país atravessa, é disso um bom exemplo. Com ela queremos sonhar um país para todos, conversar e debater os desafios de Portugal, chamando para a conversa perspetivas diferentes, moderadas e profundas, dando também voz a novos protagonistas.

Para trazer novas visões para a reflexão, em 2024 renovamos também o leque de colaboradores do Ponto SJ que contamos apresentar ao longo da próxima semana. Reconhecendo a velocidade da vida e procurando adaptar-nos às novas ferramentas e possibilidades, contamos também, muito em breve, poder ir disponibilizando alguns artigos do Ponto SJ em formato áudio.

Mas não são apenas estas as novidades para este ano. Já no dia 12 de março, data emblemática para a vida da Companhia de Jesus – em que se assinalam os 402 anos da canonização de Santo Inácio – , vamos lançar um podcast mensal sobre a história da Companhia de Jesus. Serão cinco episódios, cada um sobre um século da história, a terminar no dia 31 de julho, conduzidos pelo P. António Júlio Trigueiros, sj e Joana Vieira de Castro.

Neste dia de festa, é tempo de agradecer a todos os que tornam o Ponto SJ possível. Aos que aqui escrevem, aos leitores, e aos nossos benfeitores, o nosso enorme OBRIGADO.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.