Férias com Deus: as orações dos jovens para o tempo de descanso

Ponto SJ lança terceira edição da rubrica Férias Com Deus, para ajudar a levar a oração para o tempo de descanso. Este ano, os autores das propostas são os jovens.

Ponto SJ lança terceira edição da rubrica Férias Com Deus, para ajudar a levar a oração para o tempo de descanso. Este ano, os autores das propostas são os jovens.

O Ponto SJ lança esta semana a terceira edição das “Férias com Deus”. Esta rubrica semanal consiste numa proposta de oração de dez minutos dirigida especialmente a quem está a gozar o seu período de descanso anual. As diversas propostas serão lançadas à quinta-feira no Ponto SJ (site dos jesuítas) e nas redes sociais.

Este ano, os jovens serão os protagonistas desta iniciativa, uma vez que serão eles a fazer as propostas para este tempo com Deus. O Ponto SJ convidou rapazes e raparigas de diferentes sensibilidades dentro da Igreja, como por exemplo, o movimento das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, o Centro Académico de Braga, a Casa Velha (Ecologia e Espiritualidade), a pastoral juvenil diocesana, bem como um jesuíta em formação. Haverá ainda uma proposta elaborada por um casal de namorados e outra por um casal recém-casado, já com um filho.

A aposta na juventude enquadra-se numa preocupação de envolver mais os jovens na pastoral da Igreja, fazendo deles, não apenas espectadores, mas protagonistas e intervenientes na vida eclesial, contribuindo com a sua criatividade e generosidade. A caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude que a Igreja portuguesa está a fazer – e que culminará com o acolhimento desta iniciativa em Lisboa em 2023 – reforçam este desejo de maior envolvimento dos jovens.

Para a elaboração das propostas, é dada total liberdade aos autores. As orações podem ter por base uma leitura, um som ou imagem ou seguir um esquema mais orientado, apelando-se à criatividade dos jovens no conteúdo e na forma como desejam despertar o encontro do leitor com Deus.

A iniciativa Férias com Deus parte também da perceção de que, por vezes, as férias são um tempo de descanso, mas marcado pela ausência do contacto com Deus. Tentando fugir a esta superficialidade, tantas vezes fruto da agitação ou da rotina das férias, procura-se que esta rubrica ajude os crentes a pararem, a refletirem, e a fazerem destes dias um tempo de aproximação a Deus e aos outros.

Serão sete propostas, a arrancar no início de agosto e que terminarão na primeira quinzena de setembro.

 

Proposta 1 – O Evangelho segundo…tu

Proposta 2 – Da ficção e da realidade

 

Para rever as edições anteriores das Férias com Deus:

2019

2018

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.