O Evangelho segundo…tu

Primeira proposta das Férias com Deus é de Teresa Alvim d'Orey, jovem ligada à Casa Velha - Ecologia e Espiritualidade. E convida-nos a uma memória agradecida de um encontro com Jesus.

Primeira proposta das Férias com Deus é de Teresa Alvim d'Orey, jovem ligada à Casa Velha - Ecologia e Espiritualidade. E convida-nos a uma memória agradecida de um encontro com Jesus.

Parte 1

Escolho um lugar onde rezar, sento-me numa posição confortável e pacifico o meu coração e a minha cabeça. Torno-me consciente da presença de Deus. Se ajudar, posso começar por ouvir uma música, de modo a iniciar este tempo que vou passar com Ele.

 

Parte 2

Peço a graça de ser fiel à relação que tenho com Ele e de saber permanecer junto Dele.

Começo por ler o texto com calma, sem pressas. Posso ler e reler, sublinhado as palavras, frases ou expressões que me tocam o coração.

 

“O Evangelho segundo… tu. Uma vez ouvi um companheiro jesuíta dizer que a Bíblia deveria conter umas quantas páginas em branco para que cada um de nós escrevesse o nosso encontro pessoal com Jesus. É certo que o Evangelho ainda é um livro inacabado que continua a ser escrito com a nossa vida. Por isso, há o Evangelho de Mateus, Marcos, Lucas, João… e o teu. Aquele que tu escreves quando, num campo de férias, o Senhor te aparece no rosto de uma criança ou de um doente. Essa Boa Notícia concretiza-se quando deixas de olhar o relógio e uma conversa te agarra. Ou então esse momento de oração na qual tudo adquire sentido e Jesus se serve da tua linguagem e das tuas palavras para falar contigo. A nossa vida pode ser Boa Notícia se nos atrevemos a olhar o mundo com fé e acreditamos de uma vez por todas que o Evangelho pode ser escrito segundo…

E aí é onde compreendemos melhor as palavras de São João no final do seu Evangelho: “Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam” (Jo 21,25). Talvez por isso não haja páginas em branco no final da Bíblia, porque nunca seríamos capazes de dar o relato por terminado.”

José Luis Olea, sj

 

Parte 3

Cada um de nós tem uma história com Deus, mais recente, mais antiga. Podemos todos contar um encontro que tivemos com Ele nalgum momento em que estávamos a rezar, ou numa conversa, ou em alguma tarefa que estávamos a realizar. Hoje faço-te esta proposta de escreveres parte do teu “evangelho”. Começa por fazer memória da tua história com Ele. Momentos, gestos, fases, pessoas que fazem parte da tua relação com Deus, este Amigo que nos procura sempre. Se ajudar podes mesmo fazer uma linha cronológica dos acontecimentos, ou uma lista de pessoas e lugares que te ajudem a fazer memória.

Agora, escolhe um ou dois momentos de especial encontro com Ele que gostasses de relatar. Podes pensar numa conversa, num lugar, em alguma proposta de oração… Se calhar numa pessoa concreta, num gesto…

 

Parte 4

Depois escreve, desenha, escolhe uma fotografia que relate esse momento. Faz memória agradecida deste encontro que escolheste.

Agradece a Sua presença na tua vida e pensa numa coisa pequena, prática e possível que te ajude, durante este verão, a lembrar-te da presença constante de Deus na tua vida.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.