Uma Viagem ao coração de Jesus

A proposta desta semana das Férias com Deus foi composta por Teresa Folhadela, responsável internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, e conduz-nos ao coração de Jesus.

A proposta desta semana das Férias com Deus foi composta por Teresa Folhadela, responsável internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, e conduz-nos ao coração de Jesus.

“(…) o Coração humano e divino de Jesus é a fonte da qual podemos obter sempre de Deus misericórdia, perdão e ternura. Podemos fazê-lo refletindo sobre um trecho do Evangelho, sentindo que no centro de cada gesto, de cada palavra de Jesus, no centro está o amor, o amor do Pai que enviou o seu Filho, o amor do Espírito Santo que está dentro de nós. E podemos fazer isto adorando a Eucaristia, onde este amor está presente no Sacramento. Então também o nosso coração, pouco a pouco, se tornará mais paciente, mais generoso, mais misericordioso, à imitação do Coração de Jesus. Há uma oração antiga – aprendi-a com a minha avó – que dizia: “Jesus, faz com que o meu coração se assemelhe ao teu”. É uma bela oração. “Torna o meu coração semelhante ao teu”. Uma bela oração, breve, para rezar este mês. Vamos recitá-la agora juntos? “Jesus, faz com que o meu coração se assemelhe ao teu”. Mais uma vez: “Jesus, faz com que o meu coração se assemelhe ao teu”.

Papa Francisco, 7 de Junho de 2020

 

Uma Viagem, desde dentro, neste ano tão especial é o desafio para os próximos 10 minutos.

Ilustração da Mariana Travassos (@marianatravassos.mt)

 

Cada um pode aproveitar, para viajar ao Coração de Jesus, e dedicar-Lhe este tempo de oração, para O conhecer. Olhar para este Coração, uma devoção dos grandes mestres espirituais, mas também dos simples, dos santos da porta ao lado, um caminho para todos.

Um Amor derramado continuamente por cada um de nós, que nos convida a tornarmos o nosso Coração mais semelhante ao Seu. Conhecer, reparar e saborear internamente estes gestos de Amor de Jesus nesta oração.

Pedimos a Nossa Senhora, que nos leve ao colo, nos aponte Jesus, como só Ela sabe fazer, e viaje connosco ao Coração do Seu Filho.

 

Rezar com uma Passagem Bíblica:  Mt 11, 25-30

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».

 

Pontos de oração:

·         Lembrar o cuidado, as palavras e os gestos de ternura que Jesus tem ao longo dos Evangelhos com todos os que se cruzam com Ele.

·         Fazer um exercício de memória de quanto vou vivendo este Amor derramado, na minha vida. Quanto recebi deste Coração misericordioso, que me acolhe sempre, que me cura as feridas, sem impor, sem questionar. Lembrar-me de momentos concretos dos últimos tempos.

·         Descansar e permanecer no Coração de Jesus, como em casa, pedir que nos guarde no Seu Coração, e que nos purifique, inflame, para que sejamos o que Deus quer.

·         Terminar com a oração que o Papa Francisco, aprendeu com a sua avó: “Jesus, faz com que o meu coração se assemelhe ao teu”, e ir repetindo, de forma a ecoar no nosso coração.

 

Para ajudar a continuar esta viagem durante a semana ( e neste ritmo de férias):

Rezar com esta música, escrita pelo Padre Samuel Beirão sj, e musicada pelo Padre Duarte Rosado sj, baseada em orações ao Sagrado Coração de Jesus do Padre Pedro Arrupe sj, e que tão simpaticamente cederam para estivesse aqui, e nos ajudasse neste Caminho até ao Coração de Jesus.

 

 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.