Levar Deus para as férias

Segunda edição da iniciativa Férias com Deus arranca domingo. Maior diversidade eclesial das orações é a aposta deste ano. Entre as propostas está uma oração orientada por desenhos, uma oração inclusiva e outra inspirada na Laudato Si.

Segunda edição da iniciativa Férias com Deus arranca domingo. Maior diversidade eclesial das orações é a aposta deste ano. Entre as propostas está uma oração orientada por desenhos, uma oração inclusiva e outra inspirada na Laudato Si.

O Ponto SJ vai lançar este verão a segunda edição das “Férias com Deus”. Esta rubrica semanal consiste numa proposta de oração de dez minutos dirigida especialmente a quem está a gozar o seu período de descanso anual. As diversas propostas serão lançadas ao domingo no Ponto SJ (site dos jesuítas) e nas redes sociais e podem ser partilhadas noutras plataformas online.

Este momento de pausa e oração será diferente todas as semanas, uma vez que será proposto por pessoas distintas, desde padres, leigos, famílias, animadores pastorais e até um bispo. A proposta pode ter por base uma leitura, um texto ou imagem ou seguir um esquema mais orientado, tendo sido dada liberdade aos autores no conteúdo e na forma como desejam despertar o encontro do leitor com Deus.

Depois do sucesso do ano passado, este ano a rubrica procurará espelhar a diversidade eclesial, contando com propostas de pessoas e grupos ligados a vários carismas da Igreja desde o escutismo, o movimento dos focolares, a comunidade de vida cristã, entre outros. Além de propostas como a do jesuíta Nuno Branco, que dará as suas pistas de oração através de desenhos, desta vez, teremos também a proposta de uma oração inclusiva, feita por uma família com um filho com deficiência, e uma oração mais vocacionada para a natureza e com inspiração na Laudato Si.

A iniciativa parte da perceção de que, por vezes, as férias são um tempo de descanso, mas marcado pela ausência do contacto com Deus. Tentando fugir a esta superficialidade, tantas vezes fruto da agitação ou da rotina das férias, procura-se que esta rubrica ajude os crentes a pararem, a refletirem, e a fazerem destes dias um tempo de aproximação a Deus e aos outros.

Serão dez propostas, a arrancar no início de julho e que terminarão na primeira quinzena de setembro. Disponíveis nas redes dos jesuítas, estas propostas estão disponíveis para todos, podendo ser partilhadas noutras plataformas cristãs.

A proposta do ano passado pode ser consultada na Página dos Jesuítas em Portugal.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.