2021 no Ponto SJ – um ano em revista

Flashback que faremos não será determinado por rankings mediáticos que elegem figuras e acontecimentos, mas pelo impacto que os temas tiveram no Ponto SJ, seja pelo destaque que lhes foi dado pelos cronistas, seja pelo impacto nos leitores.

Flashback que faremos não será determinado por rankings mediáticos que elegem figuras e acontecimentos, mas pelo impacto que os temas tiveram no Ponto SJ, seja pelo destaque que lhes foi dado pelos cronistas, seja pelo impacto nos leitores.

Estamos em contagem decrescente para a chegada do novo ano. E aproveitamos a acalmia do tempo presente, iluminado pela Luz do nascimento do Senhor, para passar em revista o ano que está a terminar. Foi um 2021 ainda indelevelmente marcado pela pandemia a que nos fomos habituando e adaptando, mas também por acontecimentos importantes no mundo, em Portugal, na Igreja Universal e na Companhia de Jesus. Não fosse este um Ano Inaciano, um ano que deu o pontapé de saída a um dos Sínodos mais decisivos da história recente da Igreja, mas também um ano de eleições e de encontros internacionais importantes como a Cimeira do Clima. Isto para referir apenas alguns marcos deste 2021 que já tem os dias contados.

O flashback que queremos fazer não será determinado pelas notícias e pelos rankings mediáticos que elegem figuras e acontecimentos de destaque, mas pelo impacto que os vários temas foram tendo no Ponto SJ, seja pelo destaque que lhes foi dado pelos cronistas que aqui escrevem regularmente, seja pelo impacto causado na comunidade que aqui lê, reflete e debate.

Assim, ao longo desta semana, publicaremos diariamente um texto que analisará os principais temas tratados em cada seção do nosso portal, começando pela justiça, passando pela educação, fé, política e terminando com a cultura. Dessa resenha sairá a sugestão de leitura ou releitura de alguns artigos ou conteúdos essenciais publicados no Ponto SJ. O primeiro artigo será lançado esta noite, às 21h, e dedicado à justiça. Amanhã avançaremos com o tema de educação.

Assim, ao longo desta semana, publicaremos diariamente um texto que analisará os principais temas tratados em cada seção do nosso portal, começando pela justiça, passando pela educação, fé, política e terminando com a cultura. Dessa resenha sairá a sugestão de leitura ou releitura de alguns artigos ou conteúdos essenciais publicados no Ponto SJ.

Mas porque nem só destes temas vive a atualidade do Ponto SJ, nem a vida da Companhia de Jesus em todo o mundo, e em particular na nossa província, no final da semana publicaremos também um top 5 inaciano e um top 5 Ponto SJ.

No primeiro, recuperaremos 5 conteúdos essenciais que ajudam a assinalar este Jubileu em que comemoramos os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loiola e também a revisitar 2021 na nossa província.

No segundo, entre os 5 conteúdos sugeridos estará o artigo mais lido em 2021 no Ponto SJ, aquele que mais interação e debate suscitou, o podcast mais ouvido, o debate que mais entusiasmo suscitou e a notícia que mais impacto causou nesta comunidade digital.

Se nos segue nas redes sociais (Instagram e Facebook), nestes dias será também desafiado a interagir connosco e a determinar os acontecimentos marcantes dos 12 meses do ano.

Para não cingirmos esta análise a assuntos tratados no nosso portal, no último dia do ano publicaremos também um artigo sobre o balanço de 2021 escrito por um jornalista, que nos trará, assim, uma visão mais exterior deste ano.

Um ano para avaliar e perspetivar

Aproveitamos este artigo de final de ano para passar também em revista o nosso ano Ponto SJ. Internamente, 2021 foi um tempo de renovação dos nossos colaboradores, com a saída dos que já cá escreviam desde o início do projeto (há três anos) e com a entrada de muitos outros, de várias idades, sensibilidades e proveniências. Sempre com o intuito de fazer do Ponto SJ um espaço de reflexão e debate em que a moderação possa ser a marca e a forma de proceder. Aos cronistas que tanto empenho dedicaram a esta missão, a nossa enorme gratidão por se terem lançado connosco nesta aventura em 2018; aos que entraram uma palavra de agradecimento também pela generosidade com que contribuem para este projeto.

O ano de 2021 foi também um ano de avaliação, em que o Ponto SJ foi sujeito a uma reflexão interna e externa e em que se procurou refletir sobre o caminho percorrido até aqui e os desafios que o futuro nos apresenta.

O ano de 2021 foi também um ano de avaliação, em que o Ponto SJ foi sujeito a uma reflexão interna e externa e em que se procurou refletir sobre o caminho percorrido até aqui e os desafios que o futuro nos apresenta. Nesta avaliação apostólica, contámos com o contributo e opinião dos nossos leitores (que responderam massivamente ao inquérito que lhes lançamos), da comunidade inaciana que mais diretamente utiliza este que é o Portal dos jesuítas em Portugal e também de muitos outros, mais próximos ou mais distantes, que se disponibilizaram generosamente para contribuir para esta reflexão. Os resultados deste processo ainda estão em maturação, mas serão certamente visíveis ao longo de 2022.

Uma palavra ainda de gratidão para com todos os nossos amigos que contribuem para a sustentabilidade financeira deste projeto.

Terminamos com as palavras que dirigimos aos nossos leitores no dia 23 de fevereiro, no nosso terceiro aniversário. Só podemos agradecer o caminho percorrido. Sabemos que neste lugar digital que habitamos nem sempre é fácil ter à mão mapas detalhados que nos impeçam de chegar a ruas sem saída. Mas confiamos muito num horizonte que é sempre maior do que todos os mapas e que nos leva a aspirar a fazer tudo para a maior glória de Deus.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.