Educar para a espera
Como educadores, devemos ajudar as crianças e os jovens a saber esperar pelo momento próprio, para experimentarem aquilo que é mais adaptado à sua idade.
Como educadores, devemos ajudar as crianças e os jovens a saber esperar pelo momento próprio, para experimentarem aquilo que é mais adaptado à sua idade.
O atual sistema fiscal foi, no essencial, estabelecido durante o Século XX. Entretanto, o mundo mudou radicalmente. Urge, por isso, discutir uma fiscalidade para o Século XXI; sobretudo no que respeita aos impostos sobre as empresas.
Acreditar mais na fraqueza da cruz do que na força de um Constantino.
A gruta do Presépio é o sinal de uma verdadeira revolução ecológica. Maria e José, os Anjos e os Pastores, o Burro e a Vaca. Todos ali têm lugar, mas cada um no seu lugar.
Acredito que aprender a avaliar é uma dimensão essencial da função da escola. O professor, enquanto avaliador das aprendizagens dos seus alunos, tem de os envolver nos processos de avaliação.
Dezembro marca o fim e recomeço de diferentes ciclos que se interligam, embora na realidade se vivam muito desligados. Um tempo favorável para pesarmos o justo valor da nossa vida e de todas as relações que a sustentam.
Rodeados de Calígulas disfarçados sob a máscara de políticos, intelectuais ou celebridades; invadidos por estátuas fracturantes – o que fazer, perante “o banimento do espaço público da dignidade de determinadas sensibilidades sociais?
É importante dar prioridade ao cuidado pela vida dos nascituros e dos doentes terminais, mas igualmente ao cuidado pela vida dos que, já tendo nascido, não são respeitados na sua dignidade.
No Novo Testamento, Maria é uma figura de silêncio; como o silêncio é insustentável, foi sendo preenchido por múltiplas e interessantes figurações do consolo de Deus declinadas no feminino.
Bastou um episódio da “Árvore dos Desejos”, que passou na SIC, para me dar muito sobre que pensar. Principalmente, enquanto professora.