“…a importância que o acesso a água tratada tem para a melhoria das condições de saúde da população,…”
O desenvolvimento
é o envolvimento de todos
Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica, que trabalha há mais de 30 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa, com vista à capacitação e autonomização de pessoas e comunidades. Atuamos preferencialmente através de voluntários missionários qualificados e beneficiam dos nossos projetos mais de 50.000 pessoas/ano e de 150 organizações locais por ano. Atualmente contamos com projetos em Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Notícias
Missa de Envio 2020
“Procurai antes o seu Reino, e o resto vos será dado por acréscimo” (Lc 12, 31), foi o mote escolhido pelas voluntárias para a celebração da eucaristia.
Bootcamp sobre Liderança Servidora
Um fim de semana que ajudou os jovens dos bairros da Caparica-Pragal a explorar emoções, ideias, vontades de serviço, causas pelas quais lutar, despertar para os sinais das injustiças e mais problemas do mundo e da sociedade.
Pessoas apoiadas/ano
Voluntários locais
Negócios apoiados
Pessoas em ações de formação
SER VOLUNTÁRIO
Uma experiência de vida transformadora!
Ao contribuires com o teu tempo, capacidades e conhecimento tens a oportunidade, enquanto voluntário nos Leigos para o Desenvolvimento, para fazer a diferença na vida de muitos, criar impacto positivo e ser uma força significativa para alcançar a paz e o desenvolvimento.
Histórias de vida
Josefina, a Soba que nos recebe
Todos os assuntos da comunidade dizem respeito ao Soba e a sua intervenção é constantemente solicitada e muitas vezes é necessário reunir com os envolvidos, com a comunidade e com os pares – outros sobas – para uma solução final.
Foi uma lição muito aprendida: dar aquilo que você recebe
“Se eu hoje estou a lecionar cadeiras ligadas à irrigação e à química, isso é porque eu fui bem trabalhado pelos Leigos nessas matérias de cálculo, química, física e matemática. Foi porque eles [LD] deram tudo o que tinham para dar…”
Fizeram-nos ver que trabalhar em grupo vale muito mais do que trabalhar sozinho
“Desde a altura em que eu vi que vale a pena trabalhar na comunidade, comecei a investir muito na comunidade”. Hoje, Juvêncio colabora na Rádio Comunitária e no Centro de Recursos Educativos e Formativos, é monitor de informática