O desenvolvimento
é o envolvimento de todos

Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica, que trabalha há mais de 30 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa, com vista à capacitação e autonomização de pessoas e comunidades. Atuamos preferencialmente através de voluntários missionários qualificados e beneficiam dos nossos projetos mais de 50.000 pessoas/ano e de 150 organizações locais por ano. Atualmente contamos com projetos em Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Notícias

Missa de Envio 2020

Missa de Envio 2020

“Procurai antes o seu Reino, e o resto vos será dado por acréscimo” (Lc 12, 31), foi o mote escolhido pelas voluntárias para a celebração da eucaristia.

Bootcamp sobre Liderança Servidora

Bootcamp sobre Liderança Servidora

Um fim de semana que ajudou os jovens dos bairros da Caparica-Pragal a explorar emoções, ideias, vontades de serviço, causas pelas quais lutar, despertar para os sinais das injustiças e mais problemas do mundo e da sociedade.

Pessoas apoiadas/ano

Voluntários locais

Negócios apoiados

Pessoas em ações de formação

Como se do próprio Jesus se tratasse

“Olhava para ele e pensava em tantos bebés e crianças, que aqui tenho aprendido a cuidar como cuidaria do próprio Jesus…”

Terras Vivas de Missão

Tendo a certeza que é desses gestos de amor (…) que nasce a mudança em cada um de nós.

“Sins” firmes, fiéis e livres!

"...um “Sim” como o de Maria, de quem se quer comprometer, de quem arrisca e aposta tudo na certeza de se saber portadora de uma promessa. Acho que os “sins” que vou ouvindo por aqui também são semelhantes..."

A andar pelo próprio pé

“(…) estavam prontas para sair do ninho, já eram capazes de voar sozinhas.”

“Quando Deus chama, Deus dá a graça”

"...viver em missão nem sempre é fácil, mas sabemos que não estamos sozinhos, partimos em comunidade, sabendo que contamos com Deus, que quando chama, também dá a graça para viver."

De novo – e finalmente.

“Dar graças a cada dia. Pelo tanto que o Senhor me permite viver nesta terra, que também quero como minha, sentindo-me de novo – e finalmente – em casa.”

À boleia

É esta atitude de fundo que vale a pena guardar. Uma entrega generosa, sem olhar a louros, recompensas, gratidões. Só porque sim.

Por mim, por ti, por nós. Fica em casa.

Parece que o isolamento provocou uma mudança dentro de nós. Finalmente tive aquela videochamada que andava a adiar há tempos. Finalmente arranjei tempo para ler aquele livro, que estava na mesa-de-cabeceira há meses.

Saber manter o foco

Mas, nestes quase seis meses de missão, há coisas diferentes. Uma delas e a principal é mesmo o tempo! O tempo que dedicamos a cada momento da nossa vida em missão.

Contemplar o que vivo e abraço.

Chego a casa, e aí abrimos os braços para partilhar e conversar (e fazemo-lo a sorrir) sobre o dia que passou. E tudo isto acontece com umas tonalidades que aquecem e te fazem entender que já escolheste qual paisagem a guardar “no dentro”.

SER VOLUNTÁRIO
Uma experiência de vida transformadora!

Ao contribuires com o teu tempo, capacidades e conhecimento tens a oportunidade, enquanto voluntário nos Leigos para o Desenvolvimento, para fazer a diferença na vida de muitos, criar impacto positivo e ser uma força significativa para alcançar a paz e o desenvolvimento.

Histórias de vida

Josefina, a Soba que nos recebe

Josefina, a Soba que nos recebe

Todos os assuntos da comunidade dizem respeito ao Soba e a sua intervenção é constantemente solicitada e muitas vezes é necessário reunir com os envolvidos, com a comunidade e com os pares – outros sobas – para uma solução final.

Foi uma lição muito aprendida: dar aquilo que você recebe

Foi uma lição muito aprendida: dar aquilo que você recebe

“Se eu hoje estou a lecionar cadeiras ligadas à irrigação e à química, isso é porque eu fui bem trabalhado pelos Leigos nessas matérias de cálculo, química, física e matemática. Foi porque eles [LD] deram tudo o que tinham para dar…”

Financiadores