O desenvolvimento
é o envolvimento de todos

Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica, que trabalha há mais de 30 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa, com vista à capacitação e autonomização de pessoas e comunidades. Atuamos preferencialmente através de voluntários missionários qualificados e beneficiam dos nossos projetos mais de 50.000 pessoas/ano e de 150 organizações locais por ano. Atualmente contamos com projetos em Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Notícias

Conferência “Voluntariado Missionário Hoje”

Conferência “Voluntariado Missionário Hoje”

No âmbito da comemoração dos 35 de anos de vida dos LD, irá ocorrer uma Conferência com o tema “Voluntariado Missionário Hoje”, no próximo dia 24 de abril às 15h no CUPAV ou através do Canal Youtube LD

CAMPANHA IRS 2021

CAMPANHA IRS 2021

Campanha Consignação Fiscal 2021. É fácil ajudar e não tem custos.

A (prima) Tina da Boa Morte

“É aqui que todos conhecem o seu sorriso e a sua mão estendida. É aqui que todos conhecem o seu acolhimento (que só poderá ser dom de Deus).”

Voltar à fonte

Neste regresso à fonte saboreio estes passos que por aqui dou. Que por aqui damos. Guardo estes dias a transbordar de vida, de pessoas e histórias de resiliência e força que me inspiram e me ajudam a redescobrir o sentido do somos e fazemos

Confiar por entre Luzes e Sombras

No dia-a-dia vou pedindo a graça da confiança, de aprender a semear sem ver, sabendo que sou um instrumento nas Suas mãos. Vou vivendo a missão entre luzes e sombras, mas agradeço cada passo deste caminho de fé e de amor.

Primeiro vôo é que eu vou!

“Vôo por todas as vidas que partilho nesta terra abençoada. E é na partilha que a missão faz sentido.”

Na Ilha dos Tesouros

Com a Mila, aprendo que nada nos pode roubar a Alegria. Com a Mila, no seu modo de ser e de viver, descubro que tenho a graça de viver numa ilha cheia de tesouros.

Como se do próprio Jesus se tratasse

“Olhava para ele e pensava em tantos bebés e crianças, que aqui tenho aprendido a cuidar como cuidaria do próprio Jesus…”

Terras Vivas de Missão

Tendo a certeza que é desses gestos de amor (…) que nasce a mudança em cada um de nós.

“Sins” firmes, fiéis e livres!

"...um “Sim” como o de Maria, de quem se quer comprometer, de quem arrisca e aposta tudo na certeza de se saber portadora de uma promessa. Acho que os “sins” que vou ouvindo por aqui também são semelhantes..."

A andar pelo próprio pé

“(…) estavam prontas para sair do ninho, já eram capazes de voar sozinhas.”

“Quando Deus chama, Deus dá a graça”

"...viver em missão nem sempre é fácil, mas sabemos que não estamos sozinhos, partimos em comunidade, sabendo que contamos com Deus, que quando chama, também dá a graça para viver."

SER VOLUNTÁRIO
Uma experiência de vida transformadora!

Ao contribuires com o teu tempo, capacidades e conhecimento tens a oportunidade, enquanto voluntário nos Leigos para o Desenvolvimento, para fazer a diferença na vida de muitos, criar impacto positivo e ser uma força significativa para alcançar a paz e o desenvolvimento.

Histórias de vida

Josefina, a Soba que nos recebe

Josefina, a Soba que nos recebe

Todos os assuntos da comunidade dizem respeito ao Soba e a sua intervenção é constantemente solicitada e muitas vezes é necessário reunir com os envolvidos, com a comunidade e com os pares – outros sobas – para uma solução final.

Foi uma lição muito aprendida: dar aquilo que você recebe

Foi uma lição muito aprendida: dar aquilo que você recebe

“Se eu hoje estou a lecionar cadeiras ligadas à irrigação e à química, isso é porque eu fui bem trabalhado pelos Leigos nessas matérias de cálculo, química, física e matemática. Foi porque eles [LD] deram tudo o que tinham para dar…”

Financiadores