O desenvolvimento
é o envolvimento de todos

Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica, que trabalha há mais de 30 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa, com vista à capacitação e autonomização de pessoas e comunidades. Atuamos preferencialmente através de voluntários missionários qualificados e beneficiam dos nossos projetos mais de 50.000 pessoas/ano e de 150 organizações locais por ano. Atualmente contamos com projetos em Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Notícias

Comunidade de Malanza junta esforços em recolha de lixo

Comunidade de Malanza junta esforços em recolha de lixo

Na linha de praia perfilaram-se os militares do Destacamento de Porto Alegre, munidos das “armas” para esta “batalha” ecológica e fazendo frente ao lixo acumulado entre areia e rochas ao longo de sucessivos meses.

Já chegaram os Presentes de Natal Solidários LD

Já chegaram os Presentes de Natal Solidários LD

Para tornar o seu Natal ainda mais especial e solidário, apresentamos uma gama de Presentes Solidários, que tem como objetivo angariar fundos para a sustentabilidade dos nossos projetos no terreno.

“Foi uma dádiva de parte a parte”

“Foi uma dádiva de parte a parte”

A aprendizagem foi muito mais além de como se faz sabão: foi uma verdadeira lição de empreendedorismo, superação e descomplicação de vida inspiradora, transmitida pela formadora e proprietária da saboaria.

Pessoas apoiadas/ano

Voluntários locais

Negócios apoiados

Pessoas em ações de formação

Aqui mesmo, em casa.

Vivemos de maneira simples junto de quem possui poucos bens materiais. Mas podemos dizer que vivemos com muito, se pensarmos que nada nos falta para satisfazer a fome, a sede, a segurança.

Cheguei a Angola!

Angola é um país fascinante,que é difícil descrever. As suas paisagens demonstram como a Natureza nos surpreende. São tão inspiradoras que nos permite recuperar as forças para a nossa missão,como é um elo de ligação a Deus para caminharmos.

Os (meus) Doze

Cada vez mais certa de que “quando semeamos as coisas com amor, não pode senão dar fruto”. Não sei bem quando será a época da apanha, mas comigo trago sempre o regador para que não falte alimento. 

Uma luz diferente

Aqui sinto uma luz diferente… Uma luz que teima em entrar, em aquecer e se fazer sentir mesmo nas terras mais áridas ou sombrias. Sabe que tem de persistir e esperar que nasça fruto… e fá-lo, alegremente, dia após dia.

A importância dos Antigos

O trabalho dos Leigos para o Desenvolvimento é continuado no tempo, e isso é visível no terreno, na construção de coisas visíveis, mas acima de tudo na construção de coisas invisíveis – uma das coisas que mais me tem impressionado.

(Ser) Comunidade Missionária LD

Viver em comunidade exige muito de nós, mas tenho a certeza que é onde aprendi e cresci mais. E, vai ser o que daqui a muitos anos vou recordar com mais saudade.

Bastien e Cláudia, um casal ao serviço

Durante este ano, temos criado alguma relação com este casal, e para mim tem sido um testemunho muito alegre e sincero de alguém que se entrega e colabora sempre com intenção de ver a comunidade a crescer!

Ano em missão

Mas com tantos afazeres e responsabilidades houve tempo para conhecer um país cheio de possibilidades, com paisagens magníficas e também tantas pessoas que ao longo do ano me foram surpreendendo com tanta bondade e talento.

Começar a construir Comunidade.

A FEP (Formação Específica de Projetos) é a primeira semana em que os voluntários que partem para o mesmo destino têm a oportunidade de viver juntos, ainda em Portugal, e onde aprendem mais sobre os projetos em que vão trabalhar e a realida

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”

O Projeto Epongoloko Lyukãy nasce de novo a cada dia, em cada mulher que por lá passa! E assim é obra que fica e se transforma continuamente no Bairro Nossa Senhora da Graça e no coração de todos os que se deixam tocar.

SER VOLUNTÁRIO
Uma experiência de vida transformadora!

Ao contribuires com o teu tempo, capacidades e conhecimento tens a oportunidade, enquanto voluntário nos Leigos para o Desenvolvimento, para fazer a diferença na vida de muitos, criar impacto positivo e ser uma força significativa para alcançar a paz e o desenvolvimento.

Histórias de vida

Foi uma lição muito aprendida: dar aquilo que você recebe

Foi uma lição muito aprendida: dar aquilo que você recebe

“Se eu hoje estou a lecionar cadeiras ligadas à irrigação e à química, isso é porque eu fui bem trabalhado pelos Leigos nessas matérias de cálculo, química, física e matemática. Foi porque eles [LD] deram tudo o que tinham para dar…”

Lembro como se fosse hoje

Lembro como se fosse hoje

Jairson: “A minha vida mudou muito depois de conhecer os LD.  Consegui concretizar muitos dos meus sonhos com a ajuda do Centro. […] Um dos meus objetivos era fazer o exame nacional, e consegui fazê-lo com sucesso.”

Financiadores