O desenvolvimento
é o envolvimento de todos

Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica, que trabalha há mais de 30 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa, com vista à capacitação e autonomização de pessoas e comunidades. Atuamos preferencialmente através de voluntários missionários qualificados e beneficiam dos nossos projetos mais de 50.000 pessoas/ano e de 150 organizações locais por ano. Atualmente contamos com projetos em Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Notícias

Rede de distribuição de água em Porto Alegre

O Grupo Comunitário, através do Comité da Água, um subgrupo criado para responder aos problemas do abastecimento da água, está agora a trabalhar num projeto de reestruturação da rede de distribuição.
Campeonato Nacional de Surf e Bodyboard em São Tomé

Campeonato Nacional de Surf e Bodyboard em São Tomé

Nos dias 20 e 21 de julho decorreu mais uma edição do Campeonato Nacional de Surf e Bodyboard, que teve lugar em Santana, São Tomé e Príncipe. Contou com a participação de 28 atletas de Surf e 12 atletas de Bodyboard.

Pessoas apoiadas/ano

Voluntários locais

Negócios apoiados

Pessoas em ações de formação

Ano em missão

Mas com tantos afazeres e responsabilidades houve tempo para conhecer um país cheio de possibilidades, com paisagens magníficas e também tantas pessoas que ao longo do ano me foram surpreendendo com tanta bondade e talento.

Começar a construir Comunidade.

A FEP (Formação Específica de Projetos) é a primeira semana em que os voluntários que partem para o mesmo destino têm a oportunidade de viver juntos, ainda em Portugal, e onde aprendem mais sobre os projetos em que vão trabalhar e a realida

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”

O Projeto Epongoloko Lyukãy nasce de novo a cada dia, em cada mulher que por lá passa! E assim é obra que fica e se transforma continuamente no Bairro Nossa Senhora da Graça e no coração de todos os que se deixam tocar.

A Comunidade Simbiose

“…O maior e o mais importante de todos é o testemunho cristão de amor e amizade pessoal àqueles a quem procuramos servir e ajudar e àqueles com quem vivemos e trabalhamos.” (Ponto 68, VEM*) Inicio o meu testemunho com esta frase, que tanto me...

Melhor dia de missão

Quando Jesus está por perto, há sempre um caminho novo que fazemos que nos ajuda a perceber um bocadinho melhor o sentido de tudo isto.

Os Leigos nunca vão sair da Graça!

Faz todo o sentido que seja com estes Leigos, porque tudo isto é deles, sempre foi. E agora cabe-lhes a eles, seja nos projetos ou não, a missão de influenciarem, capacitarem e formarem outros Leigos. E esta continuidade, é desenvolvimento.

Aceitando a corrente

Sabem quando vemos um pintor a pintar? Vemos traços aleatórios que só o pintor sabe o seu motivo e no final de tudo, passado o caos de traços desconcertantes, vemos toda a beleza que a sua união constrói.

Os “Outros”

Em missão aparecem“outros, a comunidade local, os que fazem parte da paróquia, os que pertencem aos nossos projetos e todos aqueles que se vão tornando nossos amigos, com quem vamos partilhando o nosso dia-a-dia, o nosso quotidiano.

“Estrela “da Boa Morte

A Estela tem 6 anos. Mora mesmo lá ao lado e um dia apercebeu-se da nossa presença. Entrou na reunião devagarinho, quase sem ser notada, e ficou lá a ouvir, sossegada, os assuntos dos crescidos.

Finalmente vamos mudar!

A obra do Espaço Criança ainda não está totalmente concluída, falta a instalação elétrica, arranjar um guarda para maior segurança e assim se colocarem as janelas e portas, mas o novo espaço já oferece melhores condições do que o antigo.

SER VOLUNTÁRIO
Uma experiência de vida transformadora!

Ao contribuires com o teu tempo, capacidades e conhecimento tens a oportunidade, enquanto voluntário nos Leigos para o Desenvolvimento, para fazer a diferença na vida de muitos, criar impacto positivo e ser uma força significativa para alcançar a paz e o desenvolvimento.

Histórias de vida

Foi uma lição muito aprendida: dar aquilo que você recebe

Foi uma lição muito aprendida: dar aquilo que você recebe

"Se eu hoje estou a lecionar cadeiras ligadas à irrigação e à química, isso é porque eu fui bem trabalhado pelos Leigos nessas matérias de cálculo, química, física e matemática. Foi porque eles [LD] deram tudo o que tinham para dar..."
Lembro como se fosse hoje

Lembro como se fosse hoje

Jairson: “A minha vida mudou muito depois de conhecer os LD.  Consegui concretizar muitos dos meus sonhos com a ajuda do Centro. […] Um dos meus objetivos era fazer o exame nacional, e consegui fazê-lo com sucesso.”

Financiadores