O desenvolvimento
é o envolvimento de todos

Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica, que trabalha há mais de 30 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa, com vista à capacitação e autonomização de pessoas e comunidades. Atuamos preferencialmente através de voluntários missionários qualificados e beneficiam dos nossos projetos mais de 50.000 pessoas/ano e de 150 organizações locais por ano. Atualmente contamos com projetos em Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Notícias

Recrutamento Coordenador de Angariação de Fundos

Recrutamento Coordenador de Angariação de Fundos

A ONGD – Leigos para o Desenvolvimento (LD) procura, para a sua sede, em Lisboa, um Coordenador/a de Angariação de Fundos, que será responsável pela área de Angariação de Fundos da Associação.

Atividade de final de ano anima Porto Alegre

Atividade de final de ano anima Porto Alegre

O Grupo Comunitário de Porto Alegre (GCPA) dinamizou algumas atividades desportivas e recreativas no último dia de 2019, contando com o apoio de entidades parceiras.

Comunidade de Malanza junta esforços em recolha de lixo

Comunidade de Malanza junta esforços em recolha de lixo

Na linha de praia perfilaram-se os militares do Destacamento de Porto Alegre, munidos das “armas” para esta “batalha” ecológica e fazendo frente ao lixo acumulado entre areia e rochas ao longo de sucessivos meses.

Pessoas apoiadas/ano

Voluntários locais

Negócios apoiados

Pessoas em ações de formação

“Aí estará o teu coração”*

Um destes dias vou explicar-lhe que "Delfino" não é apenas o nome que herdou do avô. Pode ser que assim também ele se lembre da amiga branca, um dia mais tarde, quando sair com o bote e avistar golfinhos neste mar.

Fui só (tentar) desenhar na praia.

Comecei a desenhar, sem grandes preocupações com o traço, a preto sobre um papel creme. Na realidade, não importa o suporte nem a cor da tinta, apenas o momento e o que ele me marcou.

Ser feliz é adotar a perspetiva de Deus

“O mato” é uma questão de perspectiva. Esta é uma terra em que tudo é uma questão de perspectiva. O rasto de destruição deixado por 30 anos de guerra funde-se com paisagens incríveis.

Reparar

Reparar como é bonito o pôr-do-sol e igualmente bonito o momento em que se vai a luz à noite… É fácil parar e reparar como me faz sentido que toda a minha agenda sejam nomes de pessoas e encontros que estão para breve.

As surpresas de Deus

E a partilha é uma festa, mas também aqui qualquer motivo é bom para festejar e para se juntarem, o que é comum a qualquer povo. O que vejo diferente é mesmo cuidado e a atenção.

Aqui mesmo, em casa.

Vivemos de maneira simples junto de quem possui poucos bens materiais. Mas podemos dizer que vivemos com muito, se pensarmos que nada nos falta para satisfazer a fome, a sede, a segurança.

Cheguei a Angola!

Angola é um país fascinante,que é difícil descrever. As suas paisagens demonstram como a Natureza nos surpreende. São tão inspiradoras que nos permite recuperar as forças para a nossa missão,como é um elo de ligação a Deus para caminharmos.

Os (meus) Doze

Cada vez mais certa de que “quando semeamos as coisas com amor, não pode senão dar fruto”. Não sei bem quando será a época da apanha, mas comigo trago sempre o regador para que não falte alimento. 

Uma luz diferente

Aqui sinto uma luz diferente… Uma luz que teima em entrar, em aquecer e se fazer sentir mesmo nas terras mais áridas ou sombrias. Sabe que tem de persistir e esperar que nasça fruto… e fá-lo, alegremente, dia após dia.

A importância dos Antigos

O trabalho dos Leigos para o Desenvolvimento é continuado no tempo, e isso é visível no terreno, na construção de coisas visíveis, mas acima de tudo na construção de coisas invisíveis – uma das coisas que mais me tem impressionado.

SER VOLUNTÁRIO
Uma experiência de vida transformadora!

Ao contribuires com o teu tempo, capacidades e conhecimento tens a oportunidade, enquanto voluntário nos Leigos para o Desenvolvimento, para fazer a diferença na vida de muitos, criar impacto positivo e ser uma força significativa para alcançar a paz e o desenvolvimento.

Histórias de vida

Josefina, a Soba que nos recebe

Josefina, a Soba que nos recebe

Todos os assuntos da comunidade dizem respeito ao Soba e a sua intervenção é constantemente solicitada e muitas vezes é necessário reunir com os envolvidos, com a comunidade e com os pares – outros sobas – para uma solução final.

Foi uma lição muito aprendida: dar aquilo que você recebe

Foi uma lição muito aprendida: dar aquilo que você recebe

“Se eu hoje estou a lecionar cadeiras ligadas à irrigação e à química, isso é porque eu fui bem trabalhado pelos Leigos nessas matérias de cálculo, química, física e matemática. Foi porque eles [LD] deram tudo o que tinham para dar…”

Financiadores