O desenvolvimento
é o envolvimento de todos

Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica, que trabalha há mais de 35 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa, com vista à capacitação e autonomização de pessoas e comunidades. Atuamos preferencialmente através de voluntários missionários qualificados e beneficiaram dos nossos projetos, em 2021, mais de 20.000 pessoas. Atualmente contamos com projetos em Angola, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Notícias

Vaga para Coordenador de Angariação de Fundos

Vaga para Coordenador de Angariação de Fundos

Estamos à procura de um Coordenador/a de Angariação de Fundos para a nossa sede, em Lisboa, que será responsável pela respetiva área, em articulação com as áreas de Comunicação e Imagem e de Gestão de Projetos.

Chegaram os Presépios Solidários LD

Chegaram os Presépios Solidários LD

Uma tradição pela qual todos já esperam! Este ano estão disponíveis 2 modelos, um presépio em madeira feito em São Tomé e Príncipe e outro presépio em capulana e papel, criado por uma ex-voluntária dos Leigos para o Desenvolvimento.

Um encontro que renova

A missão é uma entrega que se consubstancia em encontros e o mais importante deles é o com Jesus, diariamente. Esta capela é o nosso poço, onde vamos buscar a água viva.

A beleza das relações humanas

Todos os dias, fico perplexa com a pureza das relações, com a demonstração de afeto, de amor.

A volta ao (meu) mundo

Em missão somos convidados a seguir o exemplo de S. Francisco Xavier e, movidos pelo mesmo desejo de sermos “os amigos de Jesus”, O levarmos até além do mar, ou além do rio, onde quer que se oiça e sinta esse desejo ardente de receber Jesus

Brincar a ser adulto

As crianças têm a capacidade de se deixar levar, a predisposição de acreditar e se entregar. Quero voltar a ser pequenina, vivendo os caminhos de Deus com espanto e confiança.

Um caminho a percorrer

Não sei que marca lhes deixarei, o que ensinarei, o que mudarei nas suas vidas, mas espero que sintam que me dediquei, me entreguei e que o fiz de coração, como um dia também por mim fizeram.

O tempo que não me foge entre os dedos

No final do dia, é só isto que importa: a alegria com que vivemos cada encontro e as marcas que deixam, o saber parar e apreciar a genuinidade de uma conversa, de um olhar ou até mesmo de um sorriso.

Para Deus sobe-se sempre descendo

Assim, lentamente e de forma comprometida, quase sem se dar por ela, vamos percorrendo caminho e sonhando com um Monte da Caparica melhor.

A graça da chuva “inoportuna”

Recordou-me que sou um pincel que dança nas mãos de Deus. Sou Sua colaboradora nesta aguarela infinita que é a Criação, mas não estabeleço o rumo dos Seus traços.

Mergulhar para nascer

É hora de deixar-me guiar por Aquele que me ajuda a mergulhar, mas principalmente é hora de me entregar e de me confiar em plenitude a Quem me pode fazer “nascer” de novo.

Bolo simples

Uma pessoa que sempre experimentou bolos com muitos sabores e efeitos, denota a beleza do comum e ordinário, surpreendendo-se e perguntando-se como viveu a sua vida a comer tantos bolos diferentes quando só precisa de um para viver.

SER VOLUNTÁRIO
Uma experiência de vida transformadora!

Ao contribuires com o teu tempo, capacidades e conhecimento tens a oportunidade, enquanto voluntário nos Leigos para o Desenvolvimento, para fazer a diferença na vida de muitos, criar impacto positivo e ser uma força significativa para alcançar a paz e o desenvolvimento.

Histórias de vida

Natália, curiosa por aprender e saber mais

Natália, curiosa por aprender e saber mais

Eu passei por coisas difíceis, mas a minha história é praticamente mais bonita do que difícil, mas é lutadora, o mais difícil é mesmo a perda da família muito amada.

Aragão, uma vida de serviço

Aragão, uma vida de serviço

Reconhecia o potencial das coisas e ia-se disponibilizando a fazer parte. Para Aragão, lutar por uma comunidade unida sempre foi razão suficiente para a sua participação: “Vi que era uma boa coisa. Ter a comunidade unida.”

Adolfina, uma história de resiliência e redescoberta

Adolfina, uma história de resiliência e redescoberta

Foi por causa de um conselho, da força que encontrou no Grupo de Mulheres da Caparica-Pragal e das conversas com as voluntárias LD que, em plena pandemia, Adolfina persistiu na esperança e conseguiu encontrar emprego enfermaria de um lar.

Financiadores