Leigos para o Desenvolvimento

Somos uma ONGD católica, que trabalha há mais de 30 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa, com vista à capacitação e autonomização de pessoas e comunidades. Atuamos preferencialmente através de voluntários missionários qualificados e, em média, por ano, beneficiam dos nossos projetos 50.000 pessoas e 150 organizações locais.

O que fazemos?

Promovemos Desenvolvimento Comunitário numa lógica de capacitação e sustentabilidade, em parceria com as comunidades locais, preferencialmente nas seguintes áreas:

Dinamização e Organização comunitária
Formação e Educação
Empreendedorismo e Empregabilidade
Capacitação de agentes locais
Promoção do voluntariado
Pastoral

Como fazemos?

O trabalho no terreno é feito através de voluntários que permanecem pelo período mínimo de um ano como facilitadores e agentes de desenvolvimento, privilegiando a relação, a parceria, o conhecimento local, a simplicidade de meios e a capacitação, sendo assim criada a possibilidade de autodesenvolvimento nas comunidades.

Para além do tempo de missão, dos projetos e serviços desenvolvidos a associação é para os seus voluntários e beneficiários, uma “escola” de vivência intercultural, de respeito e valorização das diferentes culturas e de participação cívica. Já partiram em missão cerca de 420 voluntários.

Atualmente contamos com projetos e programas de desenvolvimento em Angola (Benguela), Moçambique (Cuamba), S. Tomé e Príncipe (Porto Alegre e S.Tomé) e Portugal (Lisboa e Caparica-Pragal).

Angola (Benguela)

Moçambique (Cuamba)

S. Tomé e Príncipe (Porto Alegre)

S. Tomé e Príncipe (S. Tomé)

Lisboa

Caparica - Cabral

Os LD assumem como Missão promover o desenvolvimento integral e integrado de pessoas e comunidades, com vista à sua capacitação e autonomização, através do testemunho e da intervenção preferencial de voluntários missionários qualificados.