Missão Timor-Leste

Saído de uma história de guerra e de dominação, Timor-Leste chegou à independência numa situação de grande fragilidade. Era preciso recomeçar! E foi para apoiar esse recomeço que em 2000 chegámos à capital de Timor-Leste, Díli, a pedido dos padres João Felgueiras e José Martins, dois Jesuítas portugueses que viviam no território desde os anos da ocupação.

A nossa atuação em Timor-Leste, em estreita ligação com a Igreja e com organizações locais, orientou-se, desde o início, no sentido de dar resposta a duas prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento Nacional de Timor-Leste: a educação e o combate à pobreza.

Na área da educação, em 2001, em resposta à necessidade expressa pela população da Aldeia Kmanek, Bairro de Balide, foi criada uma Ludoteca, que tinha como objetivo o desenvolvimento das capacidades criativas e físicas das crianças, através de jogos educativos e do desporto. Desta iniciativa, resultou, em 2004, um outro projeto, de aulas de ensino pré-primário para crianças entre os 4 e 5 anos de idade. Para além de aprenderem Português, as crianças participavam em atividades que facilitavam a sua futura integração na escola primária.

Ainda na área da educação apoiámos o Colégio de São José, o Externato de São José e a Escola de Santo Inácio, onde para além de lecionar, promovemos ações de formação de professores, com vista à capacitação e autonomização dos professores locais.

No que diz respeito ao combate à pobreza, em 2004, iniciou-se uma colaboração com o Gabinete de Micro-Empresas do Centro Juvenil Padre António Vieira (CJPAV), que teve como objetivo dar apoio à conceção de projetos empresariais, formação em gestão, microcrédito e capacitação de novos empresários, contribuindo em simultâneo para a diminuição das disparidades rurais/urbanas e regionais. Também no CJPAV, apoiámos a criação do Centro de Estudos e Reflexão sobre a Identidade Timorense e a dinamização do Voluntariado Juvenil.

Em 2010-2011 a presença LD em Timor-Leste focou-se apenas num projeto “Edukasaun fó hahú hosi kiik” (A Educação começa pelos mais pequenos) com vista à autonomização da Pré-Escola Santo Inácio e à consolidação da Língua Portuguesa, promovendo o desenvolvimento cognitivo das crianças e facilitando a sua transição para o ensino primário lecionado em Português.

Em dezembro de 2012 o projeto passou definitivamente para o parceiro local e assim a nossa intervenção em Timor-Leste foi concluída.