Missão Moçambique

 

A nossa história em Moçambique começa, não em Moçambique, mas no vizinho Malawi, entre 1991 e 1994, através da intervenção conjunta com os Jesuítas, no Campo de Refugiados de Mankhokwe. Após o desmantelamento dos campos de refugiados moçambicanos, os Jesuítas convidaram os LD a participar na reconstrução do país. Ao longo dos anos estivemos presentes com missões em Lifidzi, Fonte Boa, Beira e Lichinga.
Atualmente contamos com uma missão, na diocese do Niassa, em Cuamba, onde estão em curso os seguintes projetos:

Escolinhas Comunitárias do Niassa

Desde 1996 que as Escolinhas Comunitárias do Niassa contam com o apoio dos Leigos para o Desenvolvimento na gestão, coordenação, capacitação e definição estratégica do projeto. As Escolinhas Comunitárias do Niassa são uma rede diocesana de jardins-de-infância comunitários em zonas rurais que funcionam diariamente no período da manhã e que são geridos pela comunidade local. Esta rede envolve 8 escolinhas, que chegam a mais de 400 crianças diariamente através do trabalho de 16 monitores, 5 supervisores e 8 comissões de gestão.

Este projeto, Othukumana II, é uma parceria entre os Leigos para o Desenvolvimento, a Fundação Fé e Cooperação e a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, e financiado pela Misereor.

Empreendedorismo Juvenil e Universitário


Este é um projeto de empreendedorismo juvenil e universitário, que desde 2011 os Leigos para o Desenvolvimento levam a cabo com a Faculdade de Agricultura de Cuamba da Universidade Católica de Moçambique. Este projeto pretende promover a formação na área do empreendedorismo e a aquisição de competências de autoemprego, através da promoção de cursos de empreendedorismo para universitários, cursos de criação e gestão de pequenos negócios para a comunidade local e cursos de formação em empreendedorismo específicos para produtores agrícolas e outros agentes locais.

Este projeto é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e pelo Banco BCI.

AJUDE ESTA MISSÃO

Envolva-se com a nossa causa e ajude a transformar a vida das pessoas que apoiamos. Contribua para os nossos projetos, fazendo um donativo, que permite beneficiar 50.000 pessoas e capacitar 150 organizações anualmente. Junte-se a nós e faça acontecer.