Missão Angola

 

A nossa primeira missão em Angola foi no Uíge, no ano de 1992, em resposta ao apelo do Bispo da Diocese na época, D. Francisco da Mata Mourisca. Contudo, devido ao conflito armado vivido no território fomos forçados a sair no ano seguinte.

Em 1996 regressámos a Angola, mas a um município do Sul, a Benguela. Ao longo dos anos trabalhámos na cidade capital, no interior de Província, mas sobretudo nos bairros de reassentamento da periferia da Cidade em projetos de educação e alfabetização, formação e empreendedorismo, saúde e promoção da mulher. Em 2003 regressámos ao Uíge, trabalhando nas áreas da educação, formação e empreendedorismo.

Desde 2005, atuamos no Bairro Nossa Senhora da Graça, a norte da cidade de Benguela, onde implementamos o Projeto de Alfabetização de Adultos e o Centro Juvenil da Graça, entretanto autonomizados para os nossos parceiros locais. Atualmente implementamos o Programa de Desenvolvimento Comunitário do Bairro da Graça que assenta em 4 projetos:

Grupo Comunitário do Bairro da Graça


O Grupo Comunitário do Bairro da Graça, criado em 2010, reúne as organizações, instituições e grupos existentes no bairro, proporcionando um espaço de partilha, identificação, decisão e resolução de problemas de comunidade. É composto por mais de 40 entidades (administração local e tradicional, escolas, centros de saúde, igrejas, associações, grupos informais e empresas) que reúnem a cada 3 semanas. Criou o Espaço Criança, dinamiza atividades no âmbito do saneamento básico e da saúde comunitária, elaborou o Roteiro de Desenvolvimento do Bairro da Graça 2017-2022, entre outras. Saber mais.

Este projeto é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e Misereor.

Espaço Criança

O Espaço Criança é um centro de ocupação de tempos livres que nasceu em 2012 da iniciativa do Grupo Comunitário do Bairro da Graça, gerido pela Paróquia da Graça, a Igreja Tocoista e a Associação Elavoko, cujo principal objetivo é disponibilizar uma resposta local de complemento lúdico e educativo que contribua para a melhoria do desempenho escolar das crianças do bairro. Pretende promover a educação através da arte e do desporto, estimulando a criatividade e a cooperação entre as crianças, concedendo-lhes a hipótese de fomentar um mundo mais belo, saudável, onde o esforço é valorizado e recompensado.
Atualmente estão em construção instalações novas para o Espaço Criança, graças à generosidade de várias entidades.

GAIVA

O GAIVA – Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Ativa é uma valência do Centro Juvenil da Graça, da responsabilidade da Paróquia da Graça, lançado em 2012, que tem como principal objetivo aumentar a empregabilidade da população ativa no Bairro da Graça, em especial dos jovens. Contribui para a valorização pessoal e profissional dos jovens e adultos, apoiando-os e acompanhando-os no desenvolvimento de competências, na implementação de atividades económicas ou na procura de emprego para a sua integração no mercado de trabalho. Anualmente o GAIVA beneficia 400 jovens. Saber mais.
Projeto financiado por: 

Epongoloko Lyukay

O Projeto Epongoloko Lyukay (Mudança da Mulher, em português) surge como continuidade do Projeto de Alfabetização de Adultos que se autonomizou em 2012, e promove o empoderamento social e económico de mulheres, ajudando a desenvolver as suas dimensões pessoais, sociais, profissionais e empreendedoras, e apoiando na criação de pequenos negócios. Atualmente, para além do plano de formação, o projeto acompanha dois negócios sociais: produção e venda de sabão, artesanato e costura. Saiba mais sobre este projeto vendo este vídeo.

Este projeto é financiado pelo Pact Fund Deloitte.

AJUDE ESTA MISSÃO

Envolva-se com a nossa causa e ajude a transformar a vida das pessoas que apoiamos. Contribua para os nossos projetos, fazendo um donativo, que permite beneficiar 50.000 pessoas e capacitar 150 organizações anualmente. Junte-se a nós e faça acontecer.