Missão Portugal

 

Os Leigos para o Desenvolvimento abriram em 2018, em parceria com a Província Portuguesa da Companhia de Jesus, uma missão na Caparica-Pragal, no concelho de Almada, com um programa piloto de desenvolvimento comunitário.

Caparica-Pragal


A missão na Caparica-Pragal assenta num programa de desenvolvimento comunitário nas localidades da Caparica e Pragal, concretamente nos seus bairros, integrados na Paróquia S. Francisco Xavier da Caparica. Tratam-se na sua maioria de bairros de alojamento social que espelham uma diversidade étnica e cultural significativas. A intervenção pretende trabalhar de forma transversal o empoderamento comunitário e a integração de migrantes.

O programa de desenvolvimento comunitário estrutura a intervenção em dois eixos:

1) na coesão social, dinamização comunitária e capacitação institucional;

2) na formação, empregabilidade e empreendedorismo.

A organização do programa operacionaliza-se através da constituição e dinamização do Grupo Comunitário da Caparica-Pragal, da promoção de empowerment de mulheres e da mobilização e formação juvenil.

Sendo uma intervenção de desenvolvimento comunitário, de forma indireta já foram beneficiadas aproximadamente 8.300 pessoas, o que correspondente a 30% do total da população global estimada.

AJUDE ESTA MISSÃO

Envolva-se com a nossa causa e ajude a transformar a vida das pessoas que apoiamos. Contribua para os nossos projetos, fazendo um donativo, que permite beneficiar 50.000 pessoas e capacitar 150 organizações anualmente. Junte-se a nós e faça acontecer.