Equipa Executiva

Luisa Trindade

Direção Executiva

Licenciada em Contabilidade rapidamente percebeu que a sua vida não eram os números, mas as pessoas. Após dois anos como voluntária pelos Leigos para o Desenvolvimento em S. Tomé e Príncipe, seguiu para a Guiné, onde trabalhou 2 anos em gestão de projetos. Regressada a Portugal, deixando a Guiné do seu coração, tirou um mestrado em Saúde e Desenvolvimento no Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Foi Gestora de Projetos das missões de Angola e Moçambique nos LD, saindo após 3 anos para a FEC, onde teve como responsabilidades a gestão de projetos de Angola, Moçambique e Guiné Bissau.
Regressa agora a casa, como Diretora Executiva.

luisatrindade@leigos.org

Elisabete Oliveira

Gestão de Projetos São Tomé e Príncipe

Licenciada em Psicologia, na construção do seu caminho surgiram várias possibilidades mas sempre acompanhadas de uma certeza, era com as pessoas e para as pessoas que queria trabalhar. Com essa motivação cruza-se com os Leigos para o Desenvolvimento em 2009 e a partir desse encontro foi voluntária em Moçambique durante 2 anos. Quando regressou, trabalhou com famílias em contextos sociais vulneráveis e, de volta à terra que a viu crescer, Arganil, coordenou um projeto de desenvolvimento comunitário. Durante este período manteve-se sempre ligada aos LD, assumindo funções na Direção e nas equipas de acolhimento e formação. Inspirada por contextos de participação onde se constroem caminhos de superação e transformação que conduzem ao desenvolvimento, o sim à missão dos Leigos para o Desenvolvimento renovou-se e agora leva a que assuma funções ao nível da elaboração, implementação, gestão e avaliação de projetos de desenvolvimento e ao nível dos processos de gestão de voluntários.

elisabeteoliveira@leigos.org

Catarina Dias

Gestão de Projetos Angola e Portugal

Licenciada em Serviço Social, a formação dos LD fez com que descobrisse o sentido do seu caminho. É ao serviço das pessoas que deseja estar, a trabalhar lado a lado com os outros, na busca de melhores caminhos de vida. Fê-lo em missão com os LD, em Benguela, entre 2010-2012; como formadora, no núcleo de Lisboa; mais tarde como Responsável Nacional da Formação LD durante dois anos e atualmente como Gestora de Projeto das missões de Angola e Portugal.
Fez a formação do Training for Transformation, com o The Grail Centre em Kleinmond, na África do Sul, trabalhou em projetos como voluntária em diferentes ONGs cristãs em Inglaterra e fez a Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, na ATES-UCP Porto.

catarinadias@leigos.org

Cláudia Duarte

Angariação de Fundos

Licenciada em Comunicação Organizacional pelo ESEC, foi voluntária dos LD em Angola durante um ano, na missão do Uíge. Cresceu a ajudar os pais nos negócios da família, mas é no setor social que está a sua vocação. Começou por ser o rosto que encontravam quando nos visitavam na nossa sede, onde tinha funções administrativas e logísticas. Em 2021, abraçou o desafio da Angariação de Fundos da nossa organização. Área que já tinha despertado o seu interesse durante o ano em que esteve na Formação LD e teve a responsabilidade de acompanhar os formandos na preparação e dinamização das suas atividades de AF. ​

claudiaduarte@leigos.org 

Paula Ferrinho

Angariação de Fundos

Licenciada em Relações Internacionais, o P. António Vaz Pinto, fundador dos Leigos para o Desenvolvimento (LD), apresentou-lhe a associação. Nessa altura abraçou o único projeto em Portugal dos LD, o Centro S. Pedro Claver, um centro de apoio escolar a imigrantes. Esteve 20 anos ao serviço da comunidade imigrante a residir em Portugal. Em 2020 assumiu novas funções nos LD, na área da Angariação de Fundos. A sua alegria e energia contagiam todos e é com ela que podem comprar e saber mais sobre os nossos presentes solidários.

paulaferrinho@leigos.org

Rita Fonseca

Comunicação e Imagem

Depois de um longo percurso na área da publicidade, foi nos Leigos para o Desenvolvimento que encontrou aquilo que procurava, aliar a sua paixão pela comunicação, num trabalho que se traduzisse num serviço aos outros e com capacidade de fazer a diferença. Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), é responsável pela área da comunicação, aperfeiçoando nas suas funções a veia de designer e de negociação de parcerias probono.

ritafonseca@leigos.org

Vera Mantero

Financeira

Nasceu em Colares e vive em Lisboa. Licenciou-se em contabilidade.
Desde 2013 que desenvolve trabalho voluntário junto dos sem-abrigo. Encontrou nos Leigos para o Desenvolvimento uma oportunidade de pôr a sua formação profissional ao serviço de uma instituição que defende causas humanitárias. A sua dedicação e rigor são inspiradoras e sabemos que as nossas contas estão em ótimas mãos. 

veramantero@leigos.org

Isabel Pacheco

Administrativa e Logística

A Bé como é conhecida entre nós, tem a missão de garantir que temos a casa sempre em ordem. Se visitar a nossa sede é o seu sorriso, a sua simpatia e prontidão, a primeira coisa que vai encontrar. 

geral@leigos.org

Órgãos Sociais

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:

Presidente: Vasco Manuel Fresco Mina
Vice-Presidente: Margarida Maria Bobone Ressano Garcia Burmester Martins
Secretária: Joana Isabel Correia Pais
Suplentes: Maria Cristina Peralta Seixas
Andreia Aurora Medeiros Machado 

 

CONSELHO FISCAL:

Presidente: Miguel Albuquerque de Morais Sarmento
Vogal: Sofia Margarida Pratas Ligeiro
Vogal: Tiago Santos Veiga
Suplentes: Gonçalo Cordeiro Vaz Pedro
Carlos Manuel Neves Rodrigues

DIREÇÃO:

Presidente: Diana Andreia Montenegro da Conceição Albuquerque
Tesoureiro: Tiago José Cardoso Pires Timóteo Fernandes 
Secretário: Inês Isabel Fiúsa Coutinho
Vogal: Patrícia Aires Alegria
Diretora Executiva: Ana Luísa Batista Trindade
Responsável Nacional da Formação: Maria Catarina de Sousa Gonçalves Dias
Assistente Espiritual Nacional: Fernando Oliveira Ribeiro, sj 
Suplentes: Susana Isabel Simões Ferreira
Luís Olazabal Cabral