Equipa Executiva

Carmo Fernandes

Direção Executiva

Natural do Porto, foi voluntária em São Tomé e Príncipe pelos Leigos para o Desenvolvimento durante 2 anos. Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas, mas não foi esta área que viu o seu talento crescer. Encontrou a sua vocação no desenvolvimento comunitário ao trabalhar em bairros da zona de Lisboa e de Setúbal e a sua experiência atual assenta na elaboração, implementação, gestão e avaliação de projetos de desenvolvimento em África e Portugal. Frequentou o mestrado de Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Globais e o curso de Gestão de Organizações Sociais. O seu dia não tem mais de 24 horas, mas a sua capacidade de entrega e trabalho, assim nos faz pensar.

carmofernandes@leigos.org

Rita Marques

Gestão de Projetos Portugal e São Tomé e Príncipe

Natural de Lisboa, cresceu no Ribatejo e foi voluntária dos Leigos para o Desenvolvimento em Angola durante um ano. Foi na área da educação, da ecologia e ambiente, que começou a sua experiência profissional, no âmbito da sua licenciatura em Biologia e o mestrado em Biologia da Conservação. Só mais tarde é que se dedicou à área da Cooperação para o Desenvolvimento, desempenhando funções ao nível da elaboração, implementação, gestão e avaliação de projetos de desenvolvimento e ao nível dos processos de gestão de voluntários. É na Gestão de Projetos, que com a sua energia, entusiasmo e garra, encontra a sua verdadeira missão.

ritamarques@leigos.org

Maria Pires

Gestão de Projetos Angola e Moçambique

Apesar de se ter formado em Economia, buscava dedicar a vida a ativamente construir um mundo melhor. Assim, continuou a sua formação no mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais. Começou a sua vida profissional no mundo das ONGD, mas trabalhou quase 5 anos no mundo corporativo, em Gestão de Projetos de melhoria contínua, altura em que decidiu, qual Filho Pródigo, voltar a casa. Apesar de ter feito a formação dos Leigos para o Desenvolvimento e ter decidido não partir em missão como voluntária, foi na sede e enquanto Gestora de Projetos que encontrou a sua missão.

mariapires@leigos.org

Mariana Matos

Angariação de Fundos

Foi voluntária dos Leigos para o Desenvolvimento durante um ano em Angola. Formada em Engenharia Civil, teve várias experiências internacionais nesta área, mas um desafio completamente diferente fê-la regressar a Portugal, onde abraçou o desafio da Angariação de Fundos da organização. É nesta área que se supera e vai surpreendendo a equipa com os bons resultados alcançados.

marianamatos@leigos.org

Rita Fonseca

Comunicação e Imagem

Depois de um longo percurso na área da publicidade, foi nos Leigos para o Desenvolvimento que encontrou aquilo que procurava, aliar a sua paixão pela comunicação, num trabalho que se traduzisse num serviço aos outros e com capacidade de fazer a diferença. Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), é responsável pela área da comunicação, aperfeiçoando nas suas funções a veia de designer e de negociação de parcerias probono.

ritafonseca@leigos.org

Cláudia Duarte

Administrativa e Logística

A Cláudia é a mais recente aquisição da equipa e tem a missão de garantir que temos a casa sempre em ordem. Se visitar a nossa sede é a sua boa-disposição e simpatia a primeira coisa que vai encontrar. Foi voluntária dos LD durante um ano em Angola e é licenciada em Comunicação Organizacional pelo ESEC. Cresceu a ajudar os pais nos negócios da família mas é no setor social que sente que está a sua vocação.

claudiaduarte@leigos.org

Órgãos Sociais

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:

Presidente: Vasco Manuel Fresco Mina
Vice-Presidente: Margarida Maria Bobone Ressano Garcia Burmester Martins
Secretária: Joana Isabel Correia Pais
Suplentes: Maria Cristina Peralta Seixas
Andreia Aurora Medeiros Machado 

 

CONSELHO FISCAL:

Presidente: Catarina Bivar Branco de Penha Monteiro Campilho
Vogal: Manuel de Almeida Nunes de Assis Pacheco
Vogal: Luís Maria Mendonça Fonseca
Suplentes: Duarte Maria do Valle de Castro
Maria Eugénia Pereira de Oliveira Braga

DIREÇÃO:

Presidente: Catarina Maciel e Silva
Tesoureiro: Luís Olazabal Cabral
Secretário: Sofia Barreto Leitão Roborg-Söndergaard
Vogal: Emília do Rosário da Silva Azevedo Pereira De Faria
Diretora Executiva: Maria do Carmo de Sousa Matos Fernandes
Responsável Nacional da Formação: Maria Catarina Gonçalves Dias
Assistente Espiritual Nacional: Fernando António Oliveira Ribeiro, sj 
Suplentes: Ricardo Jorge Goulão Santos, Ana Rita Candeias da Lança