Eleições: Ponto SJ lança conversas sobre temas fundamentais para o País

Segunda fase da iniciativa Ponto de Cruz arranca na segunda-feira pelo país - Portimão, Lisboa, Braga e Coimbra - e vai realizar quatro conversas sobre desigualdades sociais, educação, economia e participação democrática dos jovens.

Segunda fase da iniciativa Ponto de Cruz arranca na segunda-feira pelo país - Portimão, Lisboa, Braga e Coimbra - e vai realizar quatro conversas sobre desigualdades sociais, educação, economia e participação democrática dos jovens.

O Ponto SJ está a organizar uma série de quatro conversas/debates sobre alguns temas prioritários para o País, como a educação, a economia, as desigualdades sociais e a participação democrática dos jovens. Os encontros arrancam na próxima semana em Portimão e vão percorrer o país durante o mês de fevereiro, passando por Braga, Lisboa e Coimbra.

Esta jornada de reflexão e debate acontece no âmbito do Ponto de Cruz, a rubrica que o portal dos jesuítas em Portugal lançou há duas semanas a propósito das eleições legislativas agendadas para 10 de março e que pretende ajudar a sonhar um País para todos. Esta iniciativa procura pensar a realidade do País, com as suas dificuldades e desafios, à luz da Doutrina Social da Igreja, ajudando à reflexão que este período pré-eleitoral exige.

Para estas quatro conversas, os jesuítas quiseram trazer três dimensões diferentes: a académica, a prática e a filosófica/espiritual. Assim, o painel de cada conversa inclui convidados que procuram olhar as questões e os problemas a partir de cada uma destas perspetivas mais específicas, e que têm uma ligação concreta com a realidade local onde a conversa se realiza. Entre os oradores estão académicos como João Eduardo Martins, da Universidade do Algarve, Ana Raquel Matos, da Universidade de Coimbra e Pedro Santa Clara, da Nova SBE de Lisboa. A reflexão mais ético/espiritual ficará a cabo do P. Nelson Faria, de Joana Corrêa Monteiro, de Helena Lucas e de Henrique Raposo. A vertente mais prática das realidades em debate será trazida por Francisco Maia, Mariana Santos e Miguel Marques Leão.

O esquema dos encontros procurará seguir o método da Doutrina Social da Igreja que se caracteriza por “ver julgar e agir”, de maneira a olhar para a realidade atual, analisá-la e propor soluções para o futuro. De fora destas conversas, ficarão, por isso, debates partidários e questões políticas mais locais, uma vez que o objetivo é pensar os problemas de forma abrangente.

As conversas decorrerão presencialmente entre os dias 5 e 28 de fevereiro, mas terão também uma componente digital, sendo divulgadas pelos canais digitais da Companhia de Jesus. O esquema dos encontros procurará seguir o método da Doutrina Social da Igreja que se caracteriza por “ver julgar e agir”, de maneira a olhar para a realidade atual, analisá-la e propor soluções para o futuro. De fora destas conversas, ficarão, por isso, debates partidários e questões políticas mais locais, uma vez que o objetivo é pensar os problemas de forma abrangente.

No âmbito do Ponto de Cruz, os jesuítas lançaram nos últimos dias vários vídeos sobre a Doutrina Social da Igreja. O objetivo destes conteúdos digitais é ajudar a conhecer os princípios fundamentais da doutrina e lançar a reflexão sobre como eles podem e devem ser aplicados. Depois desta fase, seguem-se agora as conversas no terreno, que contarão com o contributo dos leitores e seguidores digitais. Numa terceira e última fase, o Ponto SJ propõe-se escrever uma espécie de manifesto, que resulte das questões e das reflexões levantadas ao longo deste processo, e que ajude a sonhar um País para todos. Este documento será entregue aos vários partidos.

Calendário das conversas:

Por um País digno e coeso | Tema: desigualdades sociais
5 FEV 21h15 – Paróquia de Nossa Senhora do Amparo – Portimão

Intervenientes:
Helena Lucas – Engenheira do Ambiente
João Eduardo Martins – Professor de Sociologia (Univ. Algarve)
Mariana Piteira Santos – Pr. Direção Equipa Sócio Caritativa (Paróquia de São Pedro, Faro)

 

Por um país com futuro | Tema: Educação
15 FEV 21h15 – Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV) – Lisboa

Intervenientes:
Joana Corrêa Monteiro – Professor de Ética (Nova SBE)
Miguel Marques Leão – Teach for Portugal
Pedro Santa Clara – Professor de Finanças (Nova SBE)

 

Por um País a crescer Tema: Economia
20 FEV 21h30 – Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – UCP Braga

Intervenientes:
Professor da Universidade do Minho – a confirmar
P. Nelson Faria (padre jesuíta)
Francisco Maia (Economia de Francisco, gestor de PME)


Por um País mobilizado | Tema: participação cívica e política

28 FEV 21h30 Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN) – Coimbra

Intervenientes:
Ana Raquel Matos – Professora da Universidade de Coimbra
Henrique Raposo – escritor
Jovem de Movimento associativo – a confirmar

 

Para saber mais sobre esta rubrica, consulte aqui.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.