Últimas

Pensar em vez de repisar. O erro no ensino

O erro humano tem sido ampla e profundamente estudado do ponto de vista conceptual, técnico e prático. É preciso mudar a atitude face ao erro, diz quem se preocupa com ele, admitindo que a tarefa é difícil. É o caso do ensino.

Os jovens na criação de um futuro promissor

A melhor pastoral juvenil será sempre a da partilha, do testemunho e da festa, a pastoral da relação pessoal, “única”, próxima e inacianamente “indiferente”, que evita dependências e manipulações, se constrói no encontro com Cristo.

Conversa Franca: Religião e Cultura – Lançamento

Uma conversa franca para dar início a uma série que trará ao Ponto SJ pessoas marcantes do nosso tempo que nos ajudarão a refletir sobre os tempos que vivemos. Uma iniciativa que arranca na semana em que o Ponto SJ comemora 4 anos.

‘Conversas francas’ assinalam quatro anos de Ponto SJ

Nova rubrica do Ponto SJ, lançada na semana do quarto aniversário, promove conversas francas que misturam cultura, humanismo e cristianismo. Estreia no próximo domingo. Entre os convidados, à conversa, estarão crentes e não crentes.

Todos os dias chegamos de viagem

O Papa continua a interpelar-nos dizendo “que o grito da terra e o grito dos pobres são só um e o mesmo”, o grito que nos transporta ao lugar onde existe privação e sofrimento. O lugar onde cada um de nós poderia estar. À viagem essencial.

Como um amigo fala a outro amigo

Acredito que a experiência da amizade pode inspirar a missão da Escola e aquilo que desejamos proporcionar aos nossos alunos. Afinal, desejamos que a Escola possa ser um lugar privilegiado para que os alunos possam ser quem são.

Ser professor

Podemos perguntar-nos o que faz um professor ser bom professor. Para além das suas competências pedagógicas e científicas, que características pessoais e interpessoais definem um bom professor?

A Escola morreu?

Os seus problemas são múltiplos: currículos irrealistas elaborados por quem está longe da prática; turmas grandes demais, em salas de aula “autocarro”, que impossibilitam um ensino personalizado; autoritarismo ou falta de autoridade.