Últimas

A tirania da falsa felicidade

Neste texto gostava de partilhar algumas reflexões sobre a forma como educamos para a felicidade, numa tentativa de, a partir do ano inaciano, estruturar uma pedagogia da ferida que ajude o aluno na construção do seu projeto de vida.

Não somos só uma nota

Não chega avaliar os alunos. As escolas também têm de se avaliar, respondendo à determinante pergunta: somos uma fábrica de profissionais, ou, pelo contrário, somos lugares humanos que humanizam e ajudam a construir um projeto de vida?

O Papão do Currículo

A educação para a cidadania, mais do que resolver problemas imediatos, alimentando ideologias, deveria ter como objetivo a promoção das competências necessárias ao exercício da liberdade e da justiça, à promoção da cultura e do bem comum.

Uma escola de todos, com todos, para todos

O P. Carlos Carvalho, sj esteve na apresentação da obra “Uma escola de todos, com todos, para todos – liberdade de educação” e ajuda-nos a compreender a importância desta publicação que será distribuída gratuitamente.

Falta-te uma coisa

Peregrinação do Secundário dos três colégios da Companhia juntou 200 alunos e 50 animadores, que percorreram 70 quilómetros, entre Arraiolos e Vila Viçosa. Dias de contemplação e aprendizagem.