Últimas

Educar para quê?

Como peregrinos, tendo diante de nós os fins – aquilo que desejamos semear no terreno fértil da vida complexa de cada aluno e aluna –, escutemos, no nosso interior, a frescura das palavras do Papa Francisco na JMJ.

As uvas estão verdes, não prestam

Ao centrar a educação em receitas e slogans de marketing, ao sobrecarregar os educadores com burocracias sisíficas, ao ditatorialmente impor à escola a solução de todos os problemas, não a teremos esvaziado da sua essência?

Ser como o salmão

Quase no final da sua intervenção, o Padre Geral referia o educador inaciano tem que ser como o salmão, nadar contra a corrente e não se deixar ir pelas correntes das modas.

Exame do Educador Inaciano

Este exercício semanal desafia-nos a pôr constantemente a nossa prática em questão, no desejo do verdadeiro do magis, para que a nossa vida faça sentido e a nossa missão como educadores possa dar mais frutos.

Selo 4C & Peace

Como poderemos, nesta nova ordem mundial, educar para a cidadania responsável, que implique o respeito pela diferença e a construção efetiva da paz? Como poderemos educar para uma excelência humana que permita reconhecer o outro como irmão?