O Carlos não é uma excepção
A escola não está a anular as desigualdades de partida e, em alguns casos, está até a permitir que aumente o fosso entre alunos – presente e futuro – desperdiçando as vidas de muitos Carlos.
A escola não está a anular as desigualdades de partida e, em alguns casos, está até a permitir que aumente o fosso entre alunos – presente e futuro – desperdiçando as vidas de muitos Carlos.
É importante explicar aos jovens que cada passo na nossa aprendizagem tem o seu tempo, e que o tempo de escolarização que irão viver no secundário, tem por fim último o seu desenvolvimento pessoal e social.
Centro universitário dos jesuítas no Porto vai refletir sobre os desafios e as perspetivas das famílias do século XXI. Encontro será no dia 14 de maio, na Universidade Católica do Porto. Estão disponíveis inscrições online.
A preparação do Sínodo, em que pela primeira vez todos os batizados podem e devem participar, vai certamente revelar aos Bispos que um dos grandes fossos que separa os jovens da Igreja é a moral sexual.
O relatório The International Science and Evidence Based Education (ISEE) oferece uma análise muito completa de temas sobre educação, que projeta o futuro das escolas a partir de uma matriz humanista, concretizada no “florescimento humano”.
Como poderemos, nesta nova ordem mundial, educar para a cidadania responsável, que implique o respeito pela diferença e a construção efetiva da paz? Como poderemos educar para uma excelência humana que permita reconhecer o outro como irmão?
Agniezska Baran, Diretora do Comité europeu dos Jesuítas para a educação primária e secundária, fala sobre desafios da sua missão e de como as escolas da Companhia de Jesus estão a responder à crise humanitária provocada pela guerra.
Num mundo de hibridez, instituições e pessoas alargam a sua abrangência e complexidade passando a desempenhar mais missões e papéis.
O Colégio São João de Brito, o Instituto Nun’ Alvres, a OFICINA e a APINA receberam hoje o Selo Protetor que reconhece a sua atenção à proteção e cuidado dos alunos e que estão capacitados para promover um ambiente de bom trato.
Nos últimos anos, tem-se verificado uma tendência emergente de jovens que se sentem assoberbados com a sobrecarga de informação e estímulos que lhes chega do mundo digital. Estão em processo de desconexão digital.