Últimas

Etnomatemáticas

As quatro ‘etnomatemáticas’ que explorei nestas linhas (mais ou menos fiéis ao prefixo ‘etno’!) procuram só ensaiar relações e mediações desta disciplina com outras áreas e lugares da vida, onde se encontram realidades muito mais essenciais

Pedagogia sinodal

Valorizar a ideia original que Deus tem para cada pessoa, em benefício de todos. Esse caminho valorativo será um forte antídoto contra as assimetrias eclesiais que geram abusos e desanimam comunidades.

Educação JMJ

Como é que este ano nos está a educar e a fazer crescer? Que prioridades educativas podemos extrair da JMJ e da sua ‘quaresma’? Como poderia ser uma Educação com um ‘currículo’ JMJ?

São Tomás e os telemóveis

No uso dos ecrãs, como pode a Graça de Deus aperfeiçoar a atual natureza das coisas? Como é que a Graça me pode ajudar a melhorar nisto, partindo da atual realidade?

O iceberg

Importa pensar e testar modelos de organização e gestão escolar mais flexíveis, mais orgânicos, que respeitem a individualidade e a autonomia de cada professor e de cada aluno e tornem a vida dos professores mais interessante e realizada.

Dar explicações

Depois de vários anos a dar aulas, a descoberta recente de um gosto novo por dar explicações, expondo sinteticamente diversas perspetivas sobre esta “via artesanal” e dando razões desta preferência por uma educação mais singular.

Um mundo sem Escola

No início da década de 30 a maioria das escolas começou a funcionar só de manhã, depois passaram a ser só utilizadas para disciplinas científicas que necessitavam de laboratórios. Em 2037, a Finlândia decretou o encerramento das escolas.

Hibridez

Num mundo de hibridez, instituições e pessoas alargam a sua abrangência e complexidade passando a desempenhar mais missões e papéis.

A Escola morreu?

Os seus problemas são múltiplos: currículos irrealistas elaborados por quem está longe da prática; turmas grandes demais, em salas de aula “autocarro”, que impossibilitam um ensino personalizado; autoritarismo ou falta de autoridade.