Maria no Corão

Um olhar cruzado entre o Cristianismo e o Islão a partir da passagem bíblica da Anunciação, com um toque final das tatuagens de Antoine Griezmann e um poema de Paul Claudel.

Um olhar cruzado entre o Cristianismo e o Islão a partir da passagem bíblica da Anunciação, com um toque final das tatuagens de Antoine Griezmann e um poema de Paul Claudel.

1. Como mel para a boca

Uns homens barbudos cantam um hino a Maria. São monges ortodoxos de Valaam, na Rússia. O cântico chama-se Agni Parthene e foi adaptado ao francês com o título “Alegra-te, esposa nunca desposada”, que é o refrão que os monges repetem na canção.

 

Atenção: O canto começa a partir de 1 minuto e 27 segundos.

 


2. O texto Bíblico 

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.

Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»

Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela. (Lc 1, 26-38)

 


3.  O esclarecimento 

Maria é a mulher mais citada no Corão: 34 vezes. Aliás, é mesmo a única mulher que é citada pelo nome.

Por exemplo, a passagem da Anunciação é citada no Corão na Sura 45. O Corão refere também a conceção virginal de Maria graças ao Espírito Santo, afirmando mesmo: “Oh Maria! Deus escolheu-te, em verdade; purificou-te; preferiu-te a todas as mulheres do Universo” (3,42)

A passagem da Anunciação é citada pelo menos duas vezes no Corão. No entanto, o verso crucial é sempre omitido: “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus.” (Lc 1, 35)

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Antoine Griezmann, o melhor jogador do Euro 2016, tem tatuado no antebraço um terço com o rosto da Virgem Maria. Na imagem, é possível ver perto do cotovelo o rosto orante de Maria, coroado de estrelas, e algumas contas do terço a sair-lhe do véu.

 

Há, portanto, uma diferença fundamental entre a Bíblia e o Corão sobre a figura de Maria.

Essa diferença tem que ver com a pessoa de Jesus, seu filho. Para o Corão, “o filho de Maria” é um profeta, mas não é o Filho de Deus: “Aqueles que dizem: ‘Deus é, verdadeiramente, o Messias, filho de Maria’ são ímpios” (5, 17). “Sim, Jesus como é como Adão, em relação a Deus: Deus criou-o da terra e depois disse-lhe: “existe”, e ele existiu.” (3, 59)

Nos Evangelhos, pelo contrário, Jesus é Deus incarnado na humanidade.

Esta grande diferença muda completamente o lugar de Maria. Para o Islão, ela é apenas um modelo para os crentes. Para os cristãos, ela também é a mãe de Deus.

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Carl Heinrich Bloch, Anunciação, Copenhaga

 

Este lugar particular de Maria altera definitivamente o lugar das mulheres na história bíblica. Essa alteração tem que ver com a divindade de Jesus, que não é reconhecida pelo Islão.

Com Eva, o género feminino poderia ser acusado de ser o principal responsável pela queda original. Com Maria, como Mãe de Deus, o lugar das mulheres não só é restaurado, como é exaltado: uma mulher leva o Todo-Poderoso no seu ventre.

 


4. Uma palavra final

Paul Claudel exalta assim a Virgem Maria, de forma maravilhosa, em “A Virgem ao meio-dia” (Poemas de Guerra, N.R.F., 1914-1915):

“É meio-dia. Vejo a igreja aberta. Devo entrar.
Mãe de Jesus Cristo, não venho rezar.
Não tenho nada a oferecer, nada a pedir.
Venho simplesmente, Mãe, para vos contemplar.

(…)

Pois vós sois bela, pois sois Imaculada.
A mulher por quem a Graça nos foi dada,
Saída de Deus, pela manhã, no original esplendor,
A criatura, no princípio e no fim da vida honrada.”

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Peter Paul Rubens, Anunciação (óleo sobre tela, 1600-10), Museu de História de Arte, Viena.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


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