Últimas

Há um tempo para tudo!

The Byrds, Ovídio e um texto de Qohelet ou Eclesiastes que merece um segundo olhar e a corrente holandesa das Vaidades para viver de outra forma o tempo que passa…

Bendito Jordão!

Le Pérugin, Molière, Romain Duris, Fabrice Luchini e Aristóteles. Tudo polvilhado com um pouco de geografia e de história, para compreender melhor o que se esconde nas águas do Jordão…

Não, ela não era a mulher de Jesus!

O Código Da Vinci, o evangelho de Filipe em comparação com os evangelhos canónicos e Stefan Zweig para avaliar a relação entre Maria Madalena e Jesus.

A tentação do poder

Sting, ao lado de Aristóteles e de Richard Gere, para falar do rei David e da sua relação com o poder.

O adultério do rei

O desejo do rei David por Betsabé, cantado por Leonard Cohen, pintado por Rembrandt e decifrado especialmente para si, o leitor.

Pode-se traduzir a Bíblia?

Reggae (outra vez!), o grande rabino de França, alguns manuscritos surpreendentes, um Caravaggio e ainda uma comparação entre a Bíblia e o Corão.

Reggae e os Padres da Igreja

O reggae de Alpha Blondy, os quatro sentidos da Escritura e… a esperança sem limites de um judeu em Auschwitz.

Herodes, o Grande?

Sangue e lágrimas: esta semana não se vai divertir! A não ser porque Herodes fez algo de tal modo atroz no dia da sua morte que quase dá vontade de rir… E Hannah Arendt diz tudo.

Apocalipse Now

O significado de apocalipse, Francis Ford Coppola, a liturgia bizantina e, para terminar, Platão. Enfim, matéria mais do que suficiente…