Vias para entrar no outono
Quase sempre os rituais se desenvolvem em torno dos solstícios, ou dos equinócios; celebram as novas colheitas, os novos frutos, as novas cores, despedindo-se das antigas. São exercícios de entrar nas estações.
Quase sempre os rituais se desenvolvem em torno dos solstícios, ou dos equinócios; celebram as novas colheitas, os novos frutos, as novas cores, despedindo-se das antigas. São exercícios de entrar nas estações.
Ao olhar friamente os resultados, e os acontecimentos que se seguiram, há que reconhecer que há consequências deste ato eleitoral, mas menos bombásticas do que, irrefletidamente, se anunciaram.
Em todas as coisas do céu e da terra vejo beleza, sobretudo nas criaturas vivas; mas em nenhuma delas vislumbro significado intrínseco para a existência, em nenhuma vejo Deus. E recordo o Evangelho de São João: “a Deus nunca ninguém O viu”.
Para pensarmos como captar mais docentes no futuro e como cumprir a missão educativa da escola com o atual corpo docente, teremos que olhar para o sistema como um todo, para as suas potencialidades e fragilidades.
Se a empatia tem o poder de revolucionar as relações pessoais, uma a uma, então a empatia coletiva é o recurso mais valioso que a humanidade tem.
Pela educação formal em colégios e universidades ou pelo acompanhamento em centros, paróquias ou movimentos, os jesuítas são chamados a parar e a escutar os jovens. A anunciar-lhes a alegria de seguir Jesus e pertencer à sua Igreja.
Se Virgílio nos leva com Eneias, das praias de Cartago até à fundação de Roma, é interessante perguntar que nova cidade é que nos sentimos chamados a fundar. Ou então, se já sabemos cair, se caímos o suficiente, ou o que ainda falta cair?
Discutir a pertinência, necessidade e proporcionalidade de medidas governamentais não pode ser tratado como negacionismo.
Se por um lado gosto desta inocência de pensar como uma criança e aceitar que tudo vem de Deus, por outro lado, tenho a certeza de que as interrogações que por vezes me assaltam são bons pontos de partida para uma conversa ou reflexão.
O Ministério da Educação deve ser o ministério de todos os alunos portugueses, independentemente do tipo de escola ou de projeto educativo.