Livros infantis (mas pouco)
Os livros para a infância não são obrigatoriamente infantis nem as histórias e linguagem simples têm de ser simplistas ou, pior, simplórias. E há para aí muita coisa boa para ler.
Os livros para a infância não são obrigatoriamente infantis nem as histórias e linguagem simples têm de ser simplistas ou, pior, simplórias. E há para aí muita coisa boa para ler.
O bem comum não é a soma de interesses privados, mas o bem que promove a arte de viver em comum e a qualidade de vida de todos, atendendo em especial aos mais marginalizados.
Algumas personalidades religiosas tornam-se símbolos de valores amplamente partilhados, sem que a dimensão confessante das suas motivações inviabilize a possibilidade de serem ouvidos por muitos.
Chocante é o facto das imagens de um bairro social insalubre e inacabado, dominado por problemas sociais sensíveis ser motivo de surpresa e, no fundo, representar novidade nas redações e na nossa consciências.
Depois de ler “O Mestre de Nós Todos”, a antologia de contos e crónicas de Araújo Correia, sentimos o prazer rememorável de uma viagem. Chegámos ao destino, sim, mas o importante é o que guardámos do caminho.
Não obstante os pontos de consenso que mereceram aplausos generalizados, o discurso de Trump está contaminado por algo que, de um ponto de vista cristão e democrático, é perverso, perigoso e inaceitável.
Há uns anos trabalhei com uma pessoa que tinha uma característica que ainda hoje recordo com muitas saudades: tempo para ouvir e para responder. Qualquer pergunta que lhe fosse feita era sucedida de, pelo menos, 5 segundos de silêncio.
Uma das maiores virtudes da educação é ajudar as pessoas a tomar consciência da realidade, da importância do seu papel e das suas consequências. Para que se possa dizer “é preciso mudar, mas assim tenho a certeza que não!”
É essencial reconhecer, enquanto comunidade eclesial, dinâmicas ditadas por uma reação instintiva de medo diante do escândalo, que leva a olhar para quem denuncia abusos como uma “ameaça”. É essencial pôr no centro a vítima.
Vou contar do interior da escola, das salas de aula, dos corredores e dos recreios. Vou tentar mostrar a emoção do aprender e do ensinar, o entusiasmo e a expectativa, mas também o reformular, para que o sonhado se adeque ao possível.