Últimas

Escolas sem presépio

Primeiro, as férias de Natal passam a férias de Inverno. Depois proíbem-se os presépios. A seguir censuramos canções, para que Jesus não seja nomeado, e substituímos o Menino pelo hegemónico Pai Natal, que anda em todo o lado a dar prendas.

À procura da identidade sexual

O que ninguém ignora é que esta educação sexual é o cavalo de Troia para levar a ideologia do Estado a todos os níveis de ensino, sem debate nem contraditório – por muito que o Documento tencione reforçar as competências democráticas do cidadão.

Ensinar e aprender: de herdeiros a deserdados

Para os heróis de 68, a maior conquista foi o descrédito da autoridade e a rutura com a tradição. Como se autoridade se opusesse a liberdade; como se o aluno não tivesse nada para receber. E assim os herdeiros de outrora deram lugar a deserdados solitários.

Estudar Humanidades ou produzir gerações submissas?

“Vais para Humanidades? Nem penses! Isso não te serve para nada”. Soube de um livreiro português na Suíça que teimava em vender livros em língua portuguesa. Na parede da sua livraria tinha escrito: “Quanto mais ignorantes melhor para os governantes”. Ele conhecia bem a utilidade social das letras e das humanidades.