Últimas

Jesus, o não-nacionalista

A espera que fazemos de Jesus neste Advento deverá ser feita «por nós e por todos» porque foi, é e será «por nós e por todos» que Ele veio, vem e virá. Ele deseja todos. Que seja em nome de todos que o desejemos também.

Os homens do lixo

O personagem do homem do lixo, que habita os nossos quotidianos sempre por trás do pano de fundo, pode ser uma chave hermenêutica para interpretarmos o mistério da salvação.

Este mês conheci o Padre Américo

Que a voz desta figura maior do catolicismo português seja o enunciado de um exame de consciência coletivo sobre o modo como nós, católicos, falamos do pobre e da pobreza.

Simplesmente Maria

No Novo Testamento, Maria é uma figura de silêncio; como o silêncio é insustentável, foi sendo preenchido por múltiplas e interessantes figurações do consolo de Deus declinadas no feminino.

Bia

Morreu quem comprava aos poetas os poemas que a apaixonavam. Morreu quem gritou: o herói está errado! Quem chamou a atenção para a diferença entre cantar a palavra “água” e a palavra “Deus”… morreu.

Nós, os convertidos

A conversão é um momento eruptivo do passado em que quem se converte decidiu e foi decidido. A lava que se expele desse microssegundo de brutal viragem transforma-se no novo país pessoalíssimo em que se passa a viver.

Março de 1937

No espaço de catorze dias, entre os domingos de Ramos e de Páscoa do ano de 1937, Pio XI publicou nada menos que três encíclicas. Nesses documentos, expressa-se o modo como a Igreja se situou diante do nazismo e do comunismo.

Oração do Comentador

Senhor, vem sossegar-nos neste jogo da apanhada entre nós e o nosso próprio presente, do qual saímos quase sempre derrotados. Dá-nos o dom da delicadeza intelectual para fazermos justiça à profundidade e à gravidade que no mundo existe.