Últimas

A ferida maior é o silêncio

É essencial reconhecer, enquanto comunidade eclesial, dinâmicas ditadas por uma reação instintiva de medo diante do escândalo, que leva a olhar para quem denuncia abusos como uma “ameaça”. É essencial pôr no centro a vítima.

«Vai ou fica?…» Será mesmo essa a questão?

A nomeação do Procurador-Geral da República deve estar submetida ao normal escrutínio democrático. No entanto, os contornos concretos da atual azáfama em torno do nome de Joana Marques Vidal levantam perplexidades e convidam-nos à reflexão.

Silly season: a justiça vai de férias?

Aproveitemos este tempo de verão, não para desligar a nossa empatia com os que mais sofrem, a nossa sensibilidade à injustiça ou o nosso olhar crítico sobre o mundo, mas antes façamos tudo isso de um modo diferente e, porque não, renovado.

O lugar da consciência na decisão moral

Os conflitos de consciência levam muitas vezes a que se questione qual o verdadeiro valor moral da consciência nas nossas escolhas. O P. António Ary sj, que se dedica ao estudo do Direito Canónico, ajuda-nos a clarificar a questão.

Faça-se justiça!

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a indemnizar o antigo ministro e deputado Paulo Pedroso, pela sua prisão preventiva no processo Casa Pia em 2003. Fez-se justiça?