Últimas

Saber perder e saber ganhar

Segunda-feira, 7.10.2019: está “tudo na mesma”, ou o país acorda “radicalmente transformado”? Talvez a resposta dependa de como cada um acolhe e vive o resultado eleitoral: como fatalidade ou como oportunidade para construir o bem comum.

A democracia em perigo?

Vêm aí mais umas eleições legislativas, oportunidade para tomar o pulso do nosso sistema democrático. Se as vivermos como apenas mais uma formalidade, talvez a nossa democracia esteja em perigo, pois nunca está definitivamente garantida.

O terço de Salvini

Se é certo que a fé não deve ser confinada ao âmbito privado, mas tem o direito e o dever de reivindicar uma participação no espaço público, também não pode ficar refém de um discurso político particular.

Não, não é proibido sofrer!

Em duas recentes decisões, os tribunais foram chamados a avaliar a existência de um “direito a não sofrer”. Ao negar a petição, os juízes põem o dedo numa ferida aberta: qual o lugar do sofrimento no nosso espaço cultural?

A ferida maior é o silêncio

É essencial reconhecer, enquanto comunidade eclesial, dinâmicas ditadas por uma reação instintiva de medo diante do escândalo, que leva a olhar para quem denuncia abusos como uma “ameaça”. É essencial pôr no centro a vítima.