Missa de Envio 2022

Celebrámos em clima de festa e ação de graças o envio de mais um ciclo de novos voluntários. Enviámos 9 voluntários, 2 dos quais renovaram para um segundo ano em missão, para as missões LD em Angola, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Dia 11 de setembro, celebrámos em clima de festa e ação de graças, a Missa de Envio 2022. Mais um ano que começa, mais um ciclo de novos voluntários. Este é um momento que marca o fim de uma etapa de formação e dá início a um ano de serviço dos novos voluntários dos Leigos para o Desenvolvimento.

Foram enviados 9 voluntários, 2 dos quais renovaram para um segundo ano em missão, mantendo as missões LD em Angola, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Os voluntários escolheram como mote para a eucaristia uma passagem do Evangelho de São Lucas: “Andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária.” (Lc 10, 41-42). O Padre Nuno Branco, o novo assistente nacional dos LD, e que presidiu à celebração, reforçou a importância de, tal como Maria, nos colocarmos aos “pés de Jesus”. E que não só os voluntários, mas todos nós, tenhamos a sabedoria de perguntar a Jesus qual é a coisa necessária, irmos fazendo esta pergunta, que nos orienta o caminho. A importância de não nos deixarmos atropelar pelas correrias do dia-a-dia. Podemos fazer muitas coisas, mas se não formos junto a Jesus, as coisas não ganham sentido. Aos pés de Jesus tudo ganha força!

 

É com alegria que continuamos a escrever a história, que há mais de 35 anos se começou a escrever, e enviamos para:

Angola – Missão Ganda
Catarina Teixeira
Margarida Barbosa
Mariana Loureiro

Portugal – Missão Caparica-Pragal
Diana Peixoto
João Silva
Manuel Guimarães

São Tomé – Missão Cidade São Tomé
Inês Milagres
Mafalda Neves e Castro
Mariana Santos

 

Após a celebração da eucaristia, retomámos o nosso almoço convívio, após a interrupção devido à pandemia Covid-19. Um tempo de confraternização entre ex-voluntários, família e amigos, onde se partilham antigas memórias e se criam novas.

Enviamos estes novos voluntários com esperança e fé, pedindo ao Senhor que todos, voluntários, direção, equipa executiva, benfeitores e amigos LD, tal como Maria saibam sempre, “escolheu a melhor parte”.

 

Créditos Fotográficos: Ricardo Perna