Inauguração da nova casa do Projeto Epongoloko Lyukãy

Foi alcançado um objetivo há muito desejado pelo Grupo de Mulheres do Projeto Epongoloko Lyukãy* de Benguela, um espaço físico que permita o crescimento do grupo e faça as mulheres sonhar mais.

Este ano foi alcançado um objetivo há muito desejado pelo Grupo de Mulheres do Projeto Epongoloko Lyukãy* de Benguela, um espaço físico que permita o crescimento do grupo e as faça sonhar mais.

O novo espaço foi inaugurado no passado dia 23 de março, situando-se muito perto da Paróquia, tendo a Cáritas, detentora do edifício, cedido generosamente 2 salas. Uma das salas será para a produção de sabão artesanal e a outra funcionará como atelier de costura, onde serão colocadas as máquinas de costura, e onde poderão ser arrumados os materiais e os panos antes fechados num baú, ganhando agora uma nova vida.

A inauguração deste espaço traz ao Grupo de Mulheres a possibilidade de continuarem a crescer e a desenvolverem as suas atividades, num espaço que dignifica o seu trabalho e as inspira a ir mais longe. Traz também a oportunidade de ser um posto de venda ao público dos seus artigos no bairro.

Delfina Kanhanha, membro da Equipa de Coordenação do Grupo, reforçou a importância deste momento “A inauguração foi boa, conseguimos alcançar um dos nossos objetivos na presença do Sr. P. Miguel que nos deu a bênção, para continuarmos a nossa carreira. E a Dra. Generosa que nos abrilhantou com a sua simpatia”.

Para os próximos tempos está já a ser planeado um workshop regular de costura, que acontecerá uma vez por semana, dado por um jovem costureiro do Bairro da Graça. O Grupo de Mulheres quer cada vez mais ser uma referência no bairro por aquilo que proporciona à comunidade, quer ao nível da formação das mamãs mas também com a comercialização dos seus produtos, sabão artesanal e artigos de costura feitos em pano africano.

A inauguração contou com a presença das mamãs, do pároco da Graça e de inúmeros amigos do projeto. Num dia que nasceu chuvoso e cinzento, que tornou o chão lamacento, o sol pode de novo brilhar e tornar firme a terra que este grupo pisa. A alegria de todos os presentes era contagiante, mostrando que é possível sonhar e que por vezes os sonhos tornam-se mesmo numa realidade! Este foi um deles!

 

* Projeto Mudança da Mulher