Grupo Comunitário do Bairro da Graça – A passagem para a Comunidade

Foi no passado dia 18 de julho de 2019, no Centro Juvenil da Graça em Benguela, que foi assinado o acordo definitivo de transferência do Grupo Comunitário do Bairro da Graça, oficializando assim a passagem do projeto.

Foi no passado dia 18 de julho de 2019, no Centro Juvenil da Graça em Benguela, que foi assinado o acordo definitivo de transferência do Grupo Comunitário do Bairro da Graça, oficializando assim a passagem do projeto dos Leigos para o Desenvolvimento para as entidades que compõem o Grupo, representadas pela sua Equipa de Coordenação.

Tal como consta no calendário de reuniões de plenário do Grupo Comunitário do Bairro da Graça, realizou-se no passado dia 18 de Julho de 2019 a 121ª reunião do Grupo. Uma reunião normal, onde as 28 entidades presentes seguiram a ordem de trabalhos programada pela Equipa de Coordenação e onde foi possível discutir várias questões e informações sobre o Bairro da Graça. No entanto, houve um ponto que marcou esta reunião e a tornou tão especial, dizia “Assinatura do Acordo Definitivo de Transferência” e foi um ponto de viragem para o Grupo Comunitário do Bairro da Graça.

Desde o dia 11 de fevereiro de 2011, data da 1ª Reunião do Grupo, que os Leigos para o Desenvolvimento, em conjunto com a comunidade do Bairro da Graça foram trabalhando pelo desenvolvimento do bairro, tendo sempre em vista a autonomização do projeto. Ao longo destes cerca de 8 anos e meio, muito trabalho foi feito: eventos organizados, projetos criados, campanhas de limpeza, campanhas de sensibilização para várias causas, e esta experiência foi também sendo passada para outros bairros, municípios e províncias de Angola, mas acima de tudo houve muita reflexão conjunta sobre o futuro que a comunidade quer para o seu Bairro.

Neste momento, o grupo tem 42 entidades que em conjunto e representadas por uma equipa de coordenação de 7 pessoas, estão preparadas para dar continuidade a este trabalho sem o acompanhamento Leigos para o Desenvolvimento. E foi com um olhar atento que todos os presentes acompanharam o momento da assinatura. No final, o ambiente era de festa, emoção e muita esperança para este bairro porque afinal: “Um bairro é sempre um bairro mas a Graça, é um grande bairro.”

Grupo Comunitário do Bairro da Graça
Reunião Grupo Comunitário do Bairro da Graça