Bootcamp sobre Liderança Servidora

Um fim de semana que ajudou os jovens dos bairros da Caparica-Pragal a explorar emoções, ideias, vontades de serviço, causas pelas quais lutar, despertar para os sinais das injustiças e mais problemas do mundo e da sociedade.

No passado fim de semana 7, 8 e 9 de agosto, onze jovens dos bairros da Caparica-Pragal rumaram até Évora para três dias de formação em Liderança Servidora.

A Liderança Servidora é uma filosofia de liderança em que o principal objetivo do líder é servir. Cada pessoa tem um pequeno líder dentro de si, é necessário identificar o seu tipo e o que pode fazer pelo mundo e pelos outros. O maior objetivo deste Bootcamp era então incutir nos jovens a vontade de servir e despoletar em cada um a sua melhor versão de liderança.

Um conceito que ajudou os jovens dos bairros da Caparica-Pragal a explorar emoções, ideias, vontades de serviço, causas pelas quais lutar, despertar para os sinais das injustiças e mais problemas do mundo e da sociedade. Numa lógica de que “todos nós temos a capacidade de promover a mudança no mundo, mas é importante saber quais são as nossas qualidades, características, virtudes, para as utilizarmos e rentabilizarmos”, mais ainda estes dias serviram para motivar e reforçar a importância da empatia, resiliência, persistência, expetativa positiva em relação aos outros.

De alguns autores, como Mahatma Gandhi, Martin Luther King Jr., ou Nelson Mandela pode-se retirar as melhores inspirações e foram estes os motes que pintaram o fim de semana no Seminário Maior de Évora.

Através de jogos, dinâmicas de grupo, filmes e ainda com o testemunho do Flávio Landim, que na partilha da sua história de vida, muitos dos participantes identificaram também experiência do que vivem ou vêm acontecer no seu bairro. Foi também um ponto motivacional com a apresentação do seu projeto social de promoção da igualdade de género, “Men Talks”.

No grupo de jovens construiu-se um trabalho rico e forte em ideias, vontades e liderança para servir a sua comunidade. Toda a formação foi preparada e orientada pela Sofia Mexia Alves e Eunice Mendes, da Universidade Católica Portuguesa do Porto, às quais agradecemos toda a dedicação e criatividade para tornar este Bootcamp tão incrível.

No âmbito do projeto de Mobilização e Formação Juvenil da Missão na Caparica-Pragal, esta formação serve agora para, além de capacitar estes jovens a descobrir a liderança, poder fazer muito trabalho neste território. E os planos estão a ser postos em marcha!

Este é um projeto dos Leigos para o Desenvolvimento, desenvolvido na Missão da Caparica-Pragal, cofinanciado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, gerido pelo Alto Comissariado para as Migrações – ACM, I.P.